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Conheça as 8 principais características do empreendedor

Roberta De Lucca
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Coordenadora da incubadora de Negócios da ESPM explica quais são as qualidades essenciais para esse profissional

O empreendedor é aquela pessoa que trabalha baseada na criatividade e na ousadia. “É um profissional que pode ter essas competências adquiridas na infância e na adolescência, devido ao tipo de criação, mas elas também são passíveis de desenvolvimento ao longo da vida”, explica Leticia Menegon, coordenadora da Base, a incubadora de negócios da ESPM. Quem atua nessa área tem algumas características comportamentais importantes, conforme as 8 listadas pela professora. Confira a seguir as principais características do empreendedor:

1. Visão de futuro

O empreendedor não se antecipa ao fato, mas olha muito à frente do que as pessoas enxergam. Não necessariamente ele implementa algo novo, porque, dependendo do projeto, é preciso primeiro educar o consumidor antes de lançar o produto. “Em uma empresa mais convencional, os profissionais querem enfrentar desafios criados por elas mesmas e o desafio do empreendedor é inovar. Por isso é comum ele criar um produto, consolidá-lo no mercado e depois vender esse negócio para se dedicar a outro projeto”, diz Leticia.

2. Questionador

Esse profissional não quer estar dentro de uma estrutura organizacional porque quer se impor desafios e explorar novos caminhos. O empreendedor sempre questiona o status quo e faz auto avaliação constante, porque é um pouco avesso a estabilidade e está sempre incomodado com o seu negócio.

3. Persistência

Persistência e resiliência são características importantes do empreendedor, que precisa saber lidar com a frustração para dar continuidade à sua ideia. Para isso é necessário ser resiliente e persistente a fim de buscar outra solução e fazer a ideia vingar.

4. Amante de problemas

Para empreender é necessário gostar de enfrentar e solucionar problemas. O profissional é um executivo de uma organização em processo de crescimento e é comum haver problemas. Para solucionar cada um é necessário avaliar riscos e consequências antes de tomar uma decisão.

5. Preocupação com o cliente

Existem metodologias de gestão de qualidade muito usadas em corporações, mas o empreendedor não tem esse nível de refinamento de gestão. Por outro lado, independentemente de métodos, o empreendedor resolve o problema do cliente. “Ele se preocupa com a qualidade e pode até alcançar o resultado de uma forma bagunçada, sem usar ferramentas corporativas de gestão, e assim vai aprendendo a encurtar etapas para solucionar a demanda do cliente”, explica a professora.

6. Criação de rede de contatos

O empreendedorismo pede uma boa rede de contatos. Portanto, quem atua nessa área tem que se dedicar a fazer networking e se unir a quem pode ensinar e fazer pontes de parceria e viabilização do negócio.

7. Autoconfiança

Quem tem autoconfiança evolui sem se escorar em alguém. O profissional toma decisões sozinho e dá a cara para bater, porque tem maturidade emocional para enfrentar desafios e problemas. A pessoa batalha muito e confia no que faz para chegar onde deseja.

8. Antenado com o mercado

É preciso saber interpretar os movimentos do mercado para empreender e trazer inovação. Leticia cita o exemplo de um grupo que passou pela incubadora da ESPM. “Eles tinham um projeto de reflorestamento e recuperação de áreas degradas e desenvolveram tecnologia para fazer mudas de plantas. Muita gente faz isso, mas eles viraram o projeto depois de estudarem a legislação e descobrirem que prefeituras e governos estaduais tinham áreas para serem recuperadas. O grupo se ofereceu para bancar a recuperação e em troca acordaram que podiam vender os créditos de carbono.”

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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