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12 termos essenciais para profissionais de marketing digital

Roberta De Lucca
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Especialista na área elenca e explica as principais siglas e jargões do segmento

O #Trendings conversou com Bruno Peres, coordenador da Pós-graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM, para saber quais são os principais termos que todo profissional de marketing digital tem que ter na ponta da língua e o significado de cada um. Confira:

1. Impressões

É uma métrica que aponta quantas vezes um banner foi visto nas redes sociais ou na internet. Indica o total das visualizações e não os cliques de pessoas únicas – considera todos os cliques, inclusive os de uma mesma pessoa que entrou no site mais de uma vez.

2. Banners ou displays

São as peças publicitárias mais antigas do ambiente digital, alocadas em sites para atrair a atenção do público e levá-lo a conhecer um produto, serviço ou empresa.

3. CTR (Click Through Rate)

Diz respeito ao percentual de cliques de um anúncio em relação ao número de vezes que foi exibido. O CTR é calculada da seguinte maneira: divide-se de o número de visualizações do anúncio pelo número de cliques.

4. Taxa de conversão ou CR (Convertion Rate)

Demonstra e ajuda a fazer a análise de quais canais digitais estão convertendo mais público dentro da sua estratégia digital. Em outras palavras, mostra o número de visitantes de uma página e quantos deles concluíram uma ação proposta, como clicar em um botão para saber mais informações sobre um produto, preencher um cadastro ou assinar uma newsletter.

5. Influenciadores digitais e/ou criadores de conteúdo

O termo se refere às pessoas que produzem conteúdo especialmente nas redes sociais e influenciam o engajamento de seguidores a uma marca e também à compra propriamente dita.

6. Branding ou Brand Awerness

São ações de marketing, também chamadas de topo de funil, que têm como objetivo gerar consciência de marca entre o público.

7. Funil de Conversão

Trata-se do mapeamento de todas as etapas de contato da empresa com o usuário. Da sua entrada no site, passando pela navegação em diversas páginas até a conclusão da compra.

8. SEM (Search Engine Marketing)

São as estratégias usadas por uma empresa para que ela esteja no topo dos resultados de busca na internet. Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), que funciona de forma orgânica. O usuário digita a sua busca e o link da empresa aparece logo nos primeiros resultados. Outro recurso é o PPC (Pay-Per-Click), que é a publicidade paga anunciada nos buscadores.

9. Buyer Persona

Esse termo se refere ao público-alvo de um produto ou serviço. Todos os profissionais de marketing trabalham baseados na definição da persona que representa o seu consumidor.

10. Benchmarking

É uma técnica de monitoramento do mercado que investiga a concorrência e seu comportamento para a empresa traçar suas estratégias.

11. Inbound Marketing

Essa estratégia de marketing de atração visa, por meio de uma experiência específica, educar a buyer persona para gerar uma conversão mais qualificada. Isso é feito, por exemplo, a partir da produção de conteúdo que interesse a um público-alvo específico para estreitar o relacionamento marca-cliente.

12. Remarketing ou Retargeting

O remarketing visa alcançar novamente um público que já foi impactado por sua marca, mas que não agiu da maneira esperada. Um exemplo clássico é quando não concluímos uma compra em um site e pouco tempo depois recebemos um email avisando que o carrinho aguarda a conclusão da compra. No retargeting, a empresa veicula anúncios segmentados para aparecerem nas páginas visitadas por quem já interagiu com a marca de alguma maneira.

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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