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Entenda o que é marketing digital

Roberta De Lucca
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Especialista explica o que é e como funciona esse conjunto de técnicas de aproximação e relacionamento entre empresas e consumidores

Marketing é um conjunto de conhecimentos e técnicas para comunicar, atrair e estimular trocas entre dois lados. Portanto, toda empresa que ofereça produtos e serviços se vale dessas ferramentas para atrair e fidelizar clientes e, claro, vender. Atualmente, quase não se ouve mais a palavra marketing dissociada da palavra digital, mas nem todo mundo sabe o que é e como funciona o marketing digital. “Antes, a divulgação de produtos e serviços era feita no rádio, TV, revistas, jornais, outdoors e cinemas. Com a chegada da internet nos anos 1990, surgiram ações no formato de banner, que se tornaram a primeira mídia paga da internet”, explica Bruno Peres, professor da pós-graduação e coordenador do Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM.

Esse “primeiro banner” foi ao ar em 1994. Era uma ideia tão inovadora que o anúncio da AT&T, pioneira a apostar nesse recurso, explicava para o internauta que ele tinha que clicar naquela faixa para interagir com a propaganda (que levava ao site da empresa). Depois vieram as estratégias de marketing em e-mails, blogs e a internet se consolidou como ambiente digital.

Como é o ecossistema do marketing digital

As redes sociais e a chegada dos smartphones foram agentes importantes para o desenvolvimento do marketing digital, ampliando a interação entre consumidor e empresas. Isso porque as pessoas passaram a comentar sobre coisas que compravam, indicando ou criticando produtos e serviços, e as corporações perceberam que precisavam estreitar relações e se comunicar melhor com seu público.

A criação do Instagram, o nascimento dos influenciadores e a entrada das empresas com mais evidência nas redes sociais abriram mais espaço para o aperfeiçoamento do marketing nesses ambientes, levando o próprio conceito a se reinventar e mergulhar fundo nas teias digitais.

Hoje, o marketing digital é uma ferramenta potente que atua em um ecossistema complexo. Se antigamente uma pessoa ia a uma loja, comprava uma roupa e resolvia a sua necessidade pessoal na hora, hoje a decisão de compra passa por várias etapas. O consumidor vê um anúncio em uma rede social ou site, entra no site da loja, olha o produto, compara o preço em outros sites, verifica a reputação da empresa no ReclameAQUI, pede referências para quem tem o mesmo produto e compara com a concorrência. Só depois disso tudo ele decide comprar ou não aquele item.

Para que serve o marketing digital

Se você reler a frase acima, vai constatar que, da visualização do anúncio à compra, a pessoa passou por pelo menos sete fases e, segundo Peres, esse número é pequeno, já que geralmente são dezenas de etapas. E o que essas etapas ensinam? Que é importante trabalhar pensando em todas as frentes em que uma empresa pode atuar para conquistar, estar próximo do cliente em cada momento e vender de uma maneira orgânica, onde as várias oportunidades de contato conversem entre si, em um atendimento omnichannel.

“É esse ecossistema que tem que ser trabalhado pelos profissionais de marketing digital. Ninguém compra clicando em um único canal. E por serem muitos canais, os profissionais dessa área atuam em várias frentes”, diz Peres. O especialista explica que as principais são redes sociais, marketing de relacionamento (e-mail marketing, atendimento por chatbot e whatsapp business), marketing pago ou orgânico para buscadores no Google, sites e influenciadores digitais, aos quais muitas empresas recorrem para gerar consciência de marca.

Independentemente do meio, a interatividade do público com a empresa e a experiência do cliente na jornada de compra são a força motriz das ações de marketing digital. Para isso, é necessário realizar campanhas de aderência à marca, lançamento de um mesmo produto com linguagens distintas para públicos distintos, se valer de estratégias de fidelização para conquistar o consumidor a partir de compartilhamentos e recomendações boca a boca, por exemplo.

Quais são as principais áreas para profissionais

Atualmente, há boa demanda para profissionais diversos: analista de dados, coordenador de mídias sociais, copy writer, UI e UX designer, especialista em SEO, especialista em e-mail marketing ou marketing de produto, editor de vídeo, gestor de tráfego e gestor de projetos, que são as principais profissões da área.

Segmento em crescimento, o marketing digital pede pessoas interessadas, que gostem de tecnologia, falem inglês, tenham facilidade de se relacionar com pessoas e vontade de aprender sempre. Afinal, nessa área as mudanças são constantes e caminham com a evolução da tecnologia.

Uma pessoa que faz uma graduação na área em uma universidade como a ESPM já sai formada com boa bagagem de conhecimento para o mercado. Já os profissionais com outras graduações ou em transição de carreira que têm interesse em marketing digital podem buscar cursos de educação continuada. Para eles, Peres tem um recado: “Se uma pessoa não sabe bem o que estudar, eu recomendo inbound marketing, que dá uma visão geral desse setor, abordando conceitos importantes como construção de persona, jornada do consumidor, conversão e os fundamentos que ajudam no todo do marketing digital”.

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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