Um Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais e uma Tabela Prática para Influenciadores foram lançados pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) no início de dezembro. Esse foi o caminho escolhido pela entidade diante do aumento de denúncias envolvendo influenciadores e anunciantes e suas campanhas em redes e ambientes digitais.
Para além dos processos abertos por denúncias de abusos feitas por consumidores e pelos próprios conselheiros, o Conar resolveu atuar de forma proativa e de construção de conhecimento em torno das normas para a conduta ética na publicidade para esses novos atores e formatos do cenário da publicidade.
Por isso, ambos os documentos são extremamente didáticos, indo desde a caracterização de o que é entendido como publicidade dentro das informações de divulgação feitas pelos influenciadores – sejam de produtos, serviços ou até mesmo causas sociais.
Além da função didática, que aborda até o requisito básico de identificar tais conteúdos como publicidade, o propósito do Guia e da Tabela (desenvolvidos por um grupo de trabalho para publicidade digital criado em 2019) é o de conscientizar agências e anunciantes para que cobrem dos influenciadores a mesma observância das regras já amplamente conhecidas por eles e que compõem o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP) – o documento central que rege a autorregulamentação do setor no Brasil.
Os documentos podem ser acessados abaixo:
Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais
Tabela Prática para Influenciadores
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