fbpx
LOADING

Digite para procurar

Dicas do Conar para a publicidade feita por influenciadores

Jorge Tarquini
Compartilhar

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária lança guia e uma tabela com orientações valiosas para uma conduta ética nos ambientes das redes   

Um Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais e uma Tabela Prática para Influenciadores foram lançados pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) no início de dezembro. Esse foi o caminho escolhido pela entidade diante do aumento de denúncias envolvendo influenciadores e anunciantes e suas campanhas em redes e ambientes digitais.

Para além dos processos abertos por denúncias de abusos feitas por consumidores e pelos próprios conselheiros, o Conar resolveu atuar de forma proativa e de construção de conhecimento em torno das normas para a conduta ética na publicidade para esses novos atores e formatos do cenário da publicidade.

Por isso, ambos os documentos são extremamente didáticos, indo desde a caracterização de o que é entendido como publicidade dentro das informações de divulgação feitas pelos influenciadores – sejam de produtos, serviços ou até mesmo causas sociais.

Além da função didática, que aborda até o requisito básico de identificar tais conteúdos como publicidade, o propósito do Guia e da Tabela (desenvolvidos por um grupo de trabalho para publicidade digital criado em 2019) é o de conscientizar agências e anunciantes para que cobrem dos influenciadores a mesma observância das regras já amplamente conhecidas por eles e que compõem o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP) – o documento central que rege a autorregulamentação do setor no Brasil.

Os documentos podem ser acessados abaixo:

Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais

Tabela Prática para Influenciadores

LEIA TAMBÉM:

Como a inteligência artificial é usada para encontrar influenciadores digitais

Comunicadoras da DPZ&T, Instituto Ayrton Senna e ‘Aruanas’ debatem os desafios da comunicação das causas

Como funciona o marketing de influência

Tags:
Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *