fbpx
LOADING

Digite para procurar

10 empresas brasileiras com mais de 100 anos

Jorge Tarquini
Compartilhar

Apesar de considerado um “país jovem” e “em desenvolvimento”, o Brasil é pródigo em negócios centenários resilientes, que souberam se modernizar diante das mudanças do mercado e do mundo 

Um negócio pode não resistir e desaparecer por razões das mais diversas. Seja por não resistir a crises, por não conseguir fazer frente a concorrentes com soluções melhores ou mais acessíveis – ou ainda por simplesmente deixar de ser relevante diante de alguma mudança tecnológica (alguém aí quer comprar uma máquina de escrever ou uma câmera fotográfica digital para sua próxima viagem?).  
 
Nesse cenário, é admirável encontrar negócios centenários e que, ainda hoje, se mantêm relevantes e competitivos. Se pensarmos apenas no cenário brasileiro, podemos somar à surpresa a resiliência diante de crises diversas – econômicas, de concorrência internacional ou simplesmente de má gestão. 
 
Aqui, reunimos alguns negócios nacionais que souberam se reinventar e continuar relevantes na vida nacional – e que mostram o mesmo fôlego das empresas mais antiga do país, os Correios (1663) a estatal Casa da Moeda (1694). 

Pernambucanas

Em 1904, 49 anos depois de chegar ao país vindo da Suécia, Herman Theodor Lundgreen trocou a importação e exportação para adquirir a Cia. De Tecidos Paulista – que, quatro anos depois, em 2008, seria a origem da primeira loja a receber o nome Pernambucanas. Hoje ela soma mais de 326 lojas e 230 cidades em sete Estados.

Catupiry

O casal Mário e Isaíra Silvestrini, a partir de uma receita de família, criou o primeiro requeijão cremoso do país – que seria o ponto de partida para que, em novembro de 1911, fosse criada a Laticínios Catupiry na cidade de Lambari, em Minas Gerais. Um dos grandes feitos para manter a marca relevante por esse tempo todo foi o uso do produto na elaboração de pizzas, lá pelos anos 1970. Hoje, o carro-chefe da empresa também faz sucesso no exterior e é admirado por chefs ao redor do mundo. 

Cia. Hering

Para quem sempre pergunta por que sua logomarca são os dois peixinhos, aqui vai uma explicação: Hering, além de ser o sobrenome dos irmãos Bruno e Hermann, fundadores da empresa em Blumenau (SC) em 1880, em alemão significa arenque – um pequeno peixe de água salgada (e, como são dois irmãos, temos dois deles na marca).   

Droga Raia

A cidade de Araraquara (SP) é berço da hoje maior rede do ramo farmacêutico no país (considerando a associação à rede Drogasil), cuja primeira loja, dedicada à manipulação de prescrições médicas, foi aberta em 1905 pelo farmacêutico João Baptista Raia – que a batizou de Pharmacia Raia. 

FTD

O que significam essas três letras do nome de uma das editoras de livros didáticos do país desde 1902? Uma homenagem a Frère Théophane Durand, Irmão Superior do Instituto Marista, que publicava obras visando à educação de crianças e jovens no país, seguindo vocação para o ensino que a ordem já concretizava no país.  

Klabin

Fundada em 1899 como importadora de produtos de papelaria pelas famílias Klabin e Lafer, a empresa enveredou para a produção de papel e celulose em 1902, com a aquisição da Fábrica de Papel Paulista de Vila do Salto de Itu.   

Matte Leão

Agostinho Ermelino de Leão Junior batizou a empresa com seu próprio nome, fundada em Curitiba (PR) em maio de 1901, oferecendo a erva-mate torrada, seca, peneirada e processada para se transformar na famosa maneira de fazer chá feito por infusão. 

O Estado de S. Paulo

Sob o nome de A Província de S. Paulo, o jornal surgiu ainda no período imperial brasileiro, em 1875. Somente em 1890, um ano depois da Proclamação da República, o jornal assumiu o nome atual. Desde 1885, a família Mesquita se tornou a única proprietária da empresa – que, desde 2003, mesmo liderando o conselho, optou por deixar sua administração por uma gestão profissional.   

Tramontina

Hoje bastante conhecida como uma marca tradicional de talheres e utensílios de cozinha, a empresa criada em 1911 no Rio Grande do Sul por Valentin Tramontina hoje oferece uma enorme gama de produtos e acessórios para churrasco, móveis e até mesmo ferramentas e materiais elétricos industriais.

Ypióca

A destilaria data de 1846, ano em que o português Dario Telles de Menezes, cansado de prejuízos com a agricultura numa propriedade na localidade conhecida por Ypióca, no Ceará, mudou os planos e destilou seu primeiro litro de cachaça, que foi batizada com o nome do lugar. O pequeno alambique produzia apenas 30 litros por dia da bebida que, hoje, é exportada para diversos países. 

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *