Fidelizar o cliente é objetivo principal de qualquer vendedor. O consumidor fiel, que vira fã da sua marca, além de ser uma venda recorrente, também ajudará e muito na divulgação da sua empresa.
Quantos de nós não buscamos opiniões de amigos, pessoas que confiamos, para fazermos uma compra ou buscarmos um serviço?! Ter um consumidor parceiro, alguém que seja fã da sua marca é o passo principal para um crescimento orgânico de qualquer negócio.
Sendo assim, neste post, separei algumas dicas para você colocar em prática em seu negócio e fidelizar o cliente.
Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica?”, então, ela serve para as vendas e atendimentos ao cliente. Um bom atendimento do começo ao fim, resultará em uma boa impressão logo de cara do seu serviço ou produto.
No momento da prospecção, quando um possível consumidor abordar o seu atendimento ou venda, seja gentil, educado e escute. Atente-se a todos os detalhes do que a pessoa lhe disser, sempre buscando achar alternativas e soluções, através dos seus produtos e serviços.
Após escutar as necessidades de seu futuro cliente, mostre alternativas e sugestões que seus produtos e serviços possam oferecer. Para isso, conheça bem todo seu portfólio para passar confiança em seu momento de fala.
Você quer fechar o negócio, então entenda que precisa estar disponível – na medida do possível – para responder perguntas, achar soluções e explicar quantas vezes forem necessárias sobre seus produtos.
Não esqueça a venda não termina depois que é assinado um contrato ou efetuado o pagamento de uma compra. O pós-venda é a chave para fidelizar o cliente e oferecer futuramente outros produtos e serviços. Busque sempre estar atendo a uma boa comunicação com o consumidor. Bom humor, gentileza e atenção são sempre importantes para realizar passo a passo, desde o momento da prospecção, venda até fidelização do cliente.