Ter o próprio negócio traz muitos desafios e, independentemente do nicho, exige conhecimentos em diversas áreas. Empreender no mundo fashion não é diferente: para crescer, se firmar e construir marcas de sucesso, é preciso ir além da criação de belas peças de roupa ou acessórios.
Para ajudar quem está pensando em iniciar ou já iniciou sua jornada empreendedora neste segmento, a equipe do Trendings montou uma lista de livros sobre moda. A seleção foi feita com a colaboração de Andreia Meneguete, coordenadora da pós-graduação em Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza da ESPM, e Mariana Cammarano, manager de conteúdo do Hub de Moda e Beleza da ESPM. Confira:
O autor apresenta entrevistas com especialistas de moda sobre identidade, imagem, posicionamento e ações, além de um guia para ajudar no autoconhecimento da marca. A nova edição traz exemplos atualizados e reflexões sobre a construção e manutenção de uma marca de moda.
Com temas como sustentabilidade, inovação e economia circular, o livro é um guia para quem deseja criar uma marca de moda consciente e com propósito, entendendo como alinhar negócios a causas e valores que ressoam com o público.
A autora analisa o design sustentável na moda, equilibrando o tradicional com o moderno, considerando os aspectos econômico, social e ambiental. O livro traz um panorama da indústria têxtil, quais as suas dores e uma pesquisa de campo sobre sustentabilidade em empresas de confecção.
Engloba várias vertentes do mercado de luxo, como o conceito de luxo aplicado ao branding e ao marketing, o comportamento do consumidor de produtos deste segmento, os desafios das marcas se manterem relevantes para um público altamente exigente e até a questão da imitação e da falsificação.
Cauduro D’Angelo examina o mercado de luxo sob uma ótica cultural e comportamental, fugindo de clichês e oferecendo uma análise profunda sobre o consumo de produtos de luxo no Brasil.
Leitura ideal para compreender a relação entre consumidores e produtos de moda, especialmente neste mercado que está em constante transformação. A autora analisa as dinâmicas por trás das escolhas dos consumidores, sinalizando mudanças importantes na forma de pensar e consumir moda.
Batey destaca como a neurociência e a psicologia do consumidor são importantes para entender o processo que torna as marcas significativas e relevantes na mente das pessoas. Também traz conhecimentos sobre branding e comunicação, além de estratégias para construir marcas memoráveis e impactantes, alinhadas com as demandas e expectativas do mundo atual.
Com exemplos e estudos de caso, Posner apresenta estratégias de marketing aplicadas à moda, abordando temas como construção e gestão de marca, desenvolvimento de produtos e comunicação com o consumidor, além de discutir como a moda se conecta com a cultura e as tendências globais.
O livro apresenta o conceito de Marketing Human To Human (H2H), que coloca as relações humanas no centro das estratégias de marketing. Os autores demostram como marcas podem criar conexões autênticas com os consumidores, humanizando suas abordagens em um mundo cada vez mais digital.