fbpx
LOADING

Digite para procurar

E-commerce ou marketplace: conheça as diferenças e vantagens

Redação Trendings
Compartilhar

Alexandre Marquesi, coordenador do Master em Gestão Estratégica de E-commerce e Negócios Digitais da ESPM, compara as modalidades de vendas online

E-commerce e marketplace, duas modalidades de vendas online que cresceram durante a pandemia e salvaram muitos negócios. Mas que ainda confundem alguns empreendedores: afinal, qual o melhor deles para digitalizar um negócio?

Para te ajudar, a tomar essa decisão, o Trendings conversou com Alexandre Marquesi, coordenador do Master em Gestão Estratégica de E-commerce e Negócios Digitais da ESPM.

O especialista explica que o e-commerce é um canal próprio onde uma empresa comercializa seus produtos ou serviços. “A vantagem de ter um e-commerce é que você é detentor de sua margem e estratégia. Você consegue consolidar e trazer na sua mão todas as estruturas que você tem”, explica Marquesi.

Mas o professor lembra que o empreendedor que opta por esse modelo precisa investir em comunicação e mídia para gerar tráfego para o site. Além disso, precisa ter conhecimento técnico para manter o site, conhecimento estratégico para saber quais canais utilizar e também conhecimento de logística.

Já o marketplace, reúne lojas ou sites de diversas organizações em um mesmo portal. “Você começa na internet muito rápido com um grande parceiro. Se você é um lojista e quer estar dentro do Mercado Livre ou da Magazine Luiza, entra muito rápido. Você tem um mercado crescendo muito e esse parceiro geralmente tem um volume muito interessante.”

Segundo o professor, a desvantagem dessa modalidade é que o empreendedor acaba deixando uma boa margem para o parceiro e muitas vezes precisa dar descontos para se adequar ao mercado da plataforma.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo publicado no canal do Trendings no YouTube e entenda também quais cuidados um empreendedor precisa tomar ao optar por um e-commerce ou marketplace:

Tags:
Redação Trendings

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *