fbpx
LOADING

Digite para procurar

7 filmes e livros para entender o metaverso

Roberta De Lucca
Compartilhar

Confira uma seleção de conteúdos para se aprofundar nessa tecnologia que promete mudar o mundo

Em 1992, o escritor norte-americano Neal Stephenson lançou Snow Crash, um livro de ficção científica onde os habitantes de um mundo distópico usavam avatares para acessar um universo online que ele denominou de metaverso – junção das palavras universo e meta, que significa transcendente ou mais abrangente.

Passados 30 anos, o metaverso parece estar mais próximo de nós, mas, segundo Vince Vader, professor de Game Design da graduação em Sistemas de Informação da ESPM ainda está longe de se tornar presente no cotidiano de milhões ou bilhões de pessoas. “Hoje o acesso ainda é muito restrito porque são necessários equipamentos muito caros. Acredito que durante um bom tempo o metaverso vai continuar sendo para um nicho”.

Esse mundo virtual que pode ser acessado por meio de dispositivos como óculos especiais, joysticks ou computadores, mistura realidade virtual, realidade aumentada e redes sociais em que as pessoas interagem entre si em games e universos como o Fortnite, o Decentraland e o Sand Box. Para você entender melhor o que é metaverso, Vader preparou uma lista de livros e filmes sobre o tema, confira:

Tron: Uma Odisseia Eletrônica

Em 1982, chegava às telas o inovador filme dirigido por Steven Lisberger, sobre a história de um programador de games que invade um sistema e acaba sendo levado a um mundo virtual que mistura linguagem de games com atores reais.

Jogador Nº 1

O diretor Steven Spielberg materializou como poucas obras audiovisuais a ideia de metaverso nesse filme de 2018, sobretudo porque a narrativa incorpora a lógica dos games.

O Passageiro do Futuro

Lançado em 1992, narra a história do jardineiro Jobe, um sujeito que vai tendo sua mente desenvolvida após imersões em um ambiente de realidade virtual que vai transformá-lo em um ser perigoso.

Franquia Matrix

São quatro filmes que chegaram aos cinemas a partir de 1999, sobre a saga de Neo. Um “escolhido” que tem como missão libertar as pessoas aprisionadas na Matrix, sistema inteligente de controle da mente.

Existenz

Filme de 1999, dirigido por David Cronenberg. Na película, o espectador acompanha um designer de games que transita em cenários virtuais criados por ele para sobreviver e escapar de assassinos.

Snow Crash

Snow Crash, livro de Neal Stephenson

É dito que no livro do escritor Neal Stephenson, publicado em 1992, surgiu a primeira menção ao termo metaverso. A obra de ficção conta a história de Hiro, um entregador de pizzas no mundo real, que é um ultra samurai no mundo digital.

Neuromancer

Neuromancer, livro de William Gibson

Livro clássico do autor William Gibson, publicado em 1984. Apesar de não usar a palavra metaverso, se consagrou por introduzir de maneira popular a ideia de um ciberespaço e foi uma das grandes inspirações para a franquia Matrix.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *