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Inteligência artificial no marketing: saiba como o mercado está se adaptando a essa tendência

Isabela Moreira
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A ESPM Consult, em parceria com a FAPESP e o CNPq, lança ferramenta de IA que promete melhorar a conexão entre empresas e consumidores 

Como a inteligência artificial pode conectar as marcas aos consumidores? Essa foi uma das questões que guiou o evento da ESPM Consult, realizado em colaboração com o World Trade Center (WTC) e que contou com a participação de Luiz Roberto Romero, diretor da ESPM Consult, Claudio Oliveira, professor da ESPM e consultor da ESPM Consult, Déborah Dias, Head de Marketing da Inciclo, e Daniel Motta, Head de Branding e Live Marketing da XP.

O que é a ESPM Consult?

A ESPM Consult é uma consultoria organizacional que reúne profissionais especializados em gestão, marketing, inovação, tecnologia e comunicação, oferecendo estratégias para empresas de diversos setores. “O propósito da ESPM Consult é levar conhecimento gerado dentro da ESPM para o mercado, o ajudando a se desenvolver cada vez mais”, disse Romero. 

A consultoria, com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e patrocínio da FAPESP e do CNPq, apresentou aos convidados uma pesquisa sobre o tema e uma nova plataforma de inteligência de marketing.

“Recebemos vários diretores de marketing, CMOs, para falar da tendência do uso de inteligência artificial para marketing, mais especificamente como é que as marcas conseguem se relacionar com seus consumidores”, explicou Oliveira, pesquisador responsável pelo desenvolvimento da plataforma. 

O que os anunciantes precisam

Segundo a pesquisa inédita, metade das empresas brasileiras não consegue retorno com marketing ou não consegue medir esse retorno. Quando perguntados sobre suas principais dores, 31% dos anunciantes respondeu que é investir em mídia e não ter retorno, para 19% é a dificuldade em medir os resultados e outros 19% apontam a falta de verba para contratar uma agência. 

O Simulacom foi criado para ajudar os anunciantes com essas questões. A plataforma, que usa inteligência artificial para medir a conexão das marcas com seus consumidores, foi desenvolvida ao longo de dois anos em parceria com órgãos de pesquisa e empresas.

A ferramenta é composta por dois módulos principais. O primeiro é o consolidador de dados, que coleta automaticamente informações das principais plataformas, como Google, Meta e Linkedin, as organizando em um banco de dados centralizado. O segundo é o simulador de campanhas, que utiliza padrões detectados em campanhas anteriores para prever quais combinações de plataforma, público-alvo e peças criativas melhor conectam as marcas com seus consumidores. De acordo com Oliveira, o uso de modelos preditivos pode aumentar o retorno sobre o investimento em até 10 vezes. 

O projeto contou ainda com a participação de 18 pesquisadores, incluindo pós doutores, cientistas de dados e especialistas do mercado. A ferramenta já foi testada em diversos setores, como saúde, automação, educação, cosméticos e alimentação, e está disponível online. 

“Nossa expectativa agora é implementar essa ferramenta cada vez mais”, finalizou Oliveira. “Agora que criamos o produto, queremos crescer.”

Inteligência artificial no marketing digital

Após a apresentação do novo produto, Claudio Oliveira participou de uma mesa de discussão sobre as vantagens e os resultados obtidos com IA para marketing digital com Déborah Dias (Inciclo) e Daniel Motta (XP).

O trio discutiu cases das próprias empresas e a importância de planos personalizados para cada uma delas. Além disso, compartilharam suas previsões para o uso da inteligência artificial no marketing de 2025 em diante. “Imagino uma IA mais estratégica, ajudando na tomada de decisões e um treino dessa IA para que seja estratégica”, afirmou Oliveira.

Para Dias, a discussão pode ficar obsoleta rapidamente: “Do ponto de vista de processos de comunicação, seria uma revolução, não que seja o futuro, mas a partir dela, as formas de consumo e criação podem mudar”. 

Motta prevê que a IA tenderá a ser mais invisível nas conversas, como aconteceu com outras tecnologias anteriormente. “A inteligência artificial vai amadurecer a ponto de ficar invisível, quer dizer, não discutiremos o motivo ou propósito.”

A programação promoveu trocas e networking para os presentes. “O evento é mais uma etapa cumprida, para intensificarmos esse relacionamento da sociedade em geral com o mercado, levando o conhecimento que é gerado aqui dentro, construindo juntos uma prática uma aplicação desses conhecimentos através das nossas soluções”, afirmou Romero.

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Isabela Moreira

Repórter do Trendings

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