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Campanhas de marketing: dicas para ser mais assertivo

Luanna Nery
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Coordenador do Master Head of Digital Marketing da ESPM explica o passo a passo para ter sucesso nas ações de marketing de uma empresa

As campanhas de marketing são iniciativas criadas para ajudar a empresa a atingir seus objetivos, como promover a marca ou alavancar as vendas de um determinado produto ou serviço. Mas, para que essas ações sejam bem executadas e proporcionem resultados satisfatórios, é essencial estar atento a alguns fatores importantes, que podem garantir o sucesso desses esforços.

Pensando nisso, a Redação do Trendings conversou com Bruno Peres, coordenador do Master Head of Digital Marketing da ESPM, que nos ajudou a desvendar os segredos de uma campanha de marketing bem-sucedida. Confira, abaixo, as dicas do especialista de como ter mais assertividade com essas ações.

1. Defina o objetivo

Uma campanha de marketing pode ter diversas finalidades, como aumentar o alcance de uma marca ou produto, melhorar o engajamento ou gerar mais conversões. Com tantas metas à vista, é essencial definir, de forma clara, o objetivo principal, que deve estar alinhado com o posicionamento da empresa.

2. Determine o público-alvo

Depois de decidir onde quer chegar, o próximo passo é descobrir com quem você deve falar. Aqui, Bruno explica que não adianta tentar comunicar algo para todo mundo: é necessário falar com quem quer ouvir. Por isso, é importante determinar um público-alvo, pois, assim, você saberá para quem direcionar o conteúdo ou como criar um produto para atingir a pessoa certa.

3. Conheça os concorrentes

Outra dica para ser mais assertivo é fazer benchmarking. Nessa etapa, a empresa ficará sabendo o que está sendo dito ou feito no segmento de mercado em que atua. É essencial conhecer os concorrentes, ficar por dentro das campanhas que deram certo e saber quais são as melhores práticas e ferramentas. Todo esse estudo é fundamental para criar estratégias mais eficientes.

Fique atento

Para o especialista, um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas e que pode impactar no resultado de uma campanha é a falta de planejamento. “É sair fazendo sem olhar para qual direção está indo. Fazer por fazer vai gerar muito trabalho. Pode dar resultado? Sim, mas o custo no final pode não compensar. Isso tem levado muitos empreendedores a fecharem suas empresas ou influenciadores a pararem na metade, pois não conseguem dar sequência na criação. E por quê? Porque falta um planejamento”.

No entanto, Bruno destaca que o melhor plano é aquele que é executado. Logo, também não é recomendado investir tempo e dinheiro demais em um planejamento. “Planeje, mas execute. Estude as métricas para entender o retorno que está tendo. Você pode não ter um lucro gigantesco logo de cara, mas se está conseguindo mensurar uma melhora na direção que foi planejada, você vai entendendo”.

Por falar em métricas, o coordenador do curso Master Head of Digital Marketing da ESPM, cita algumas que são essenciais para medir o desempenho de uma campanha, como é o caso das taxas de conversão, engajamento e alcance, mas ressalta também que a métrica certa depende do objetivo da iniciativa.

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Luanna Nery

Repórter do Trendings

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