fbpx
LOADING

Digite para procurar

6 habilidades que você pode desenvolver aprendendo programação

Patrícia Rodrigues
Compartilhar

Raciocínio lógico, maior organização da linha de pensamento e mais atenção aos detalhes. Essas são algumas das skills que a programação pode te ajudar a desenvolver 

Em um mundo cada vez mais conectado e digital, a procura por programadores cresce rapidamente. O que nem todos imaginam é que essa habilidade não é importante apenas para profissionais das áreas de tecnologia. Há quem diga que a programação é o novo inglês, algo que todos terão que aprender no futuro.

“Antigamente um administrador não precisava saber o que é uma linguagem Java ou Python”, lembra Humberto Sandmann, professor de Tech da ESPM e especialista em inteligência artificial. “Quando as antigas planilhas de papel foram disponibilizadas para Lotus e Excel, certamente que se destacaram os profissionais que possuíam a habilidade de ler, entender e aplicar essas informações. Se hoje um profissional da área de tomada de decisões sabe programar, é um grande diferencial, pois sabe olhar o dado de uma maneira mais específica.”

É o que também acredita Marcia Marques Portazio, professora da ESPM e orientadora de carreiras. “Ouvi pessoas da psicologia dizerem que nossa área nunca seria afetada pela transformação digital. Mas já temos programas voltados para a seleção de pessoas”, comenta a especialista. “Se eu estivesse começando agora a minha carreira como psicóloga e fosse para a área organizacional, iria estudar de que forma posso aprender a programar.”

Muito além do conhecimento técnico

Além de ser desejada por empresas, a habilidade de programar pode render outros ganhos aos profissionais. De acordo com Sandmann, quem programa também:

1 – Desenvolve o pensamento cartesiano: raciocínio lógico para entender melhor as relações de causa e consequência;

2 – Possui uma linha de pensamento mais racional e organizada;

3 – Fica mais atento aos detalhes;

4 – Promove maior organização mental, o que permite traçar passos e estratégias com a finalidade de atingir um objetivo;

5 – Estabelece métodos e consegue fazer uma análise mais detalhada de problemas, entendendo os impactos e a relevância de cada um deles;

6 – Cria ordens de prioridades para gerar senso de entregas.

Quer dar os primeiros passos na programação? Dá uma olhada nesse aplicativo gratuito do Google (disponível apenas em inglês).

Tags:
Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *