fbpx
LOADING

Digite para procurar

Coaching de carreira: entenda o que é e como pode te ajudar

Carolina Ferraz
Compartilhar

Coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM explica as vantagens desse tipo de prática para a vida profissional

De acordo com a International Coaching Federation (ICF), coaching é uma parceria que tem o objetivo de promover a melhoria de competências pessoais e profissionais por meio de um processo reflexivo. “Os coaches apoiam o seu cliente na busca do seu resultado desejado em diversas áreas da sua vida, acelerando o seu progresso com o auxílio de um foco mais claro e preciso, acreditando no potencial inerente de cada um”, diz a definição do site oficial. Para te ajudar a entender o que esse conceito significa e como essa prática pode ajudar sua carreira, a equipe do Trendings conversou com Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM. Confira o que ela disse:  

O que faz um coach de carreira?

“O coach é alguém que acompanha o desenvolvimento do profissional. Ele tem uma proposta de definir metas para o desenvolvimento e melhoria de performance”, explica Adriana. “Não é psicólogo, não é terapeuta, não é analista, não é psicanalista”, reforça. A orientadora de carreiras ressalta que a finalidade desse tipo de coaching é aprimorar aptidões. “Ajuda a entender quais são as competências que o cliente tem, o que ele precisa desenvolver, e qual estratégia adotar para que ele possa atingir esses resultados”.  

Coach precisa de certificação?

Apesar de existirem cursos e programas que prometem certificações na área, o coaching ainda não é uma prática regulamentada. “Essa é uma questão bastante polêmica, porque existem empresas que se propõem a formar coaches. Mas não existe uma barreira de entrada. Uma pessoa pode se autointitular coach sem precisar ter um certificado”, diz. A consultora de carreira também acrescenta que cada profissional atua de uma maneira diferente. “Geralmente, o coach trabalha com um número de sessões já pré-estabelecidas”, afirma. “Como não existe uma regulamentação, cada profissional acaba atuando de uma forma.”  

Como saber quem é um “impostor”?

Na opinião de Adriana, justamente por não ser uma atividade regulamentada, existem dificuldades em comprovar a qualidade do serviço de certos profissionais. Por isso, a coordenadora recomenda trabalhar com indicações e verificar o histórico de quem se propõe a prestar esse tipo de consultoria. “As formações, as certificações têm um peso, porque dão qualidade a mais para aquele profissional”, sugere.  

Qual é o preço médio cobrado por esse tipo de serviço?

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) não existe uma regra sobre valores e preços a serem cobrados. “Se tratando de valores médios, um coach iniciante costuma cobrar entre R$ 100 e R$ 200 por sessão. Já aqueles que têm mais experiência, geralmente definem valores entre R$ 200 e R$ 500. Entretanto, não há regra, existem profissionais que podem cobrar até mais do que isso, considerando o nome que construíram e a procura de pessoas pelos seus serviços”, diz um dos artigos publicados no site oficial.

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Tags:
Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *