Carreira

Mad skills: o que são e como podem impulsionar a sua carreira

Professor da ESPM explica como os hobbies podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades profissionais

Você com certeza já ouviu perguntas sobre os seus hobbies e interesses pessoais durante um processo seletivo. Mas você já se questionou sobre como essas atividades podem contribuir para o seu desempenho profissional? Para além das hard e soft skills, os recrutadores também estão dedicando uma atenção para as chamadas mad skills. Para entender o que elas são e como podem impulsionar a carreira de diferentes profissionais, a equipe do Trendings conversou com Danilo Torini, professor do LifeLab ESPM. Confira: 

O que são mad skills?

Mad skills vem de um termo, de uma expressão que é informal do inglês, e que significa ter habilidades excepcionais ou impressionantes em alguma área”, afirma o professor. Segundo Danilo, as mad skills são mais um conjunto de habilidades que compõem o grupo de human skills — formado pelas hard e soft skills 

Porém, enquanto as hard e soft skills dizem respeito a competências técnicas e socioemocionais, as mad skills estão relacionadas a habilidades provenientes de hobbies, interesses e experiências pessoais. Praticar esportes, fazer artesanato, tocar instrumentos musicais, dançar e atuar são alguns exemplos. 

Como as mad skills podem ser utilizadas no dia a dia?

Apesar de não estarem diretamente ligadas a ambientes profissionais, o professor explica que as mad skills devem ser encaradas como um meio para desenvolver as competências necessárias para atuar nesse tipo de espaço. “Essas habilidades que vêm de outros ambientes que não são corporativos podem trazer insights para a gente resolver alguns problemas”, diz. “As mad skills acabam ajudando a desenvolver trabalho colaborativo, resiliência, adaptabilidade, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas — que são todas soft skills.” 

“Se eu faço parte de um grupo de teatro, certamente eu vou desenvolver competências de comunicação. Na hora de fazer uma apresentação, talvez eu traga mais criatividade na forma de me comunicar”, exemplifica. “Gostar de séries e filmes traz um repertório que muitas vezes você consegue aproveitar também em um ambiente de negociação, em um ambiente de reunião, em um brainstorming ou até mesmo para gerar identificação com um colaborador”, completa.  

Por que as mad skills são importantes?

“Diante desse mundo cada vez mais competitivo, em que as hard skills estão cada vez mais desenvolvidas e em que está todo mundo de olho nas soft skills, essas mad skills passam a ser um diferencial, ou seja, elas vão complementar essas human skills que já são fundamentais, porque elas dão também uma dimensão de competências socioemocionais, mas para além do mundo do trabalho”, comenta Danilo. 

De acordo com o professor, investir nesse tipo de habilidade é um exercício de autodesenvolvimento e, por isso, vai se tornar uma prática cada vez mais frequente dentro de ambientes profissionais. “As mad skills tendem a crescer muito em termos de importância, porque as organizações estão mudando no sentido de valorizar profissionais que são mais múltiplos, que são mais completos, que valorizam a questão do bem-estar, que saibam equilibrar a vida do trabalho e a vida pessoal, que colaboram para um ambiente melhor.” 

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

2 dias ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

5 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

6 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.