fbpx
LOADING

Digite para procurar

Como fazer um podcast: confira 15 dicas de uma especialista no formato

Patrícia Rodrigues
Compartilhar

Rose Figueiredo, professora das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da ESPM, diz o que você precisa fazer para criar o seu próprio podcast

De acordo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), há mais de 2 mil programas ativos de podcasts no Brasil. Uma análise desse mercado foi feita em pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência: cerca de 40% da população de internet do Brasil, o que resulta em 50 milhões de brasileiros, já ouviu podcasts. Portanto, há bastante espaço para que esse conteúdo, cresça nos próximos anos. Mas como fazer um podcast?

Quer começar o seu próprio podcast ou criar um para sua empresa? Então confira essa lista de dicas da professora Rose Figueiredo, das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da ESPM:

1. Escolha um assunto e feche no objetivo

Temas muito amplos desviam do foco e não atraem o público-alvo.  Os ouvintes de podcasts fazem parte de um nicho específico. Por exemplo: Receitas/Doces/Fit/Com frutas

2. Pense no que o seu podcast se diferencia da concorrência

Se é que ela existe. O que seu programa trará de inovador?

3. Defina se o podcast terá uma edição por tema ou será uma série

Se for série, quantas edições? Com que frequência será publicado?

4. Planeje e organize o conteúdo a ser abordado.

Lembre-se de que conteúdo é matéria-prima e sem ele não há o que ‘segure’ um podcast por muito tempo.

5. Você é especialista ou domina o assunto que quer apresentar?

Se não, convide um para falar sobre o tema. Lembre-se de que o público-alvo desse formato não costuma ser leigo. Por exemplo: vai dar dicas de vinho? Considere que quem se interessa por esse assunto não vai aprender do zero com o seu produto.

6. O podcast será apresentado apenas por uma pessoa ou receberá convidados?

Pense nisso e planeje como será a interação entre os participantes.

7. Faça bons roteiros

É muito importante ter um roteiro para apresentar o conteúdo de forma organizada e lógica e, inclusive, evitar que as pessoas falem ao mesmo tempo;

8. Não crie roteiros sensacionalistas para caçar cliques 

É preciso ter comprometimento, para manter uma audiência fiel, que está ali, mais uma vez, pelo conteúdo diferenciado que é ofertado.

9. O tempo ideal de um podcast é de 20 a 30 minutos

É preferível ter quatro capítulos de 15 minutos do que uma hora de programa.

10. Exercite o poder de síntese e a criatividade

Faça isso em cada programa para estimular a vontade do ouvinte em retornar para o próximo episódio.

11. Podcasts bem avaliados facilitam a negociação para obtenção de receitas

Especialmente se é conteúdo exclusivo, que também costuma ser cobrado.

12. Além do bom conteúdo e roteiro, pense nas trilhas de abertura

Intervalo e encerramento para dar dinamismo à conversa, evitando conversas monótonas.

13. Decore ou ensaie o roteiro

Assim você não perderá sua linha de raciocínio.

14. Grave em um lugar silencioso

E que não provoque ecos.

15. Utilize outros canais para divulgar o programa

Para conquistar a audiência é fundamental divulgar o programa em diferentes plataformas: blog, site, Facebook, YouTube etc.

Tags:
Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *