De acordo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), há mais de 2 mil programas ativos de podcasts no Brasil. Uma análise desse mercado foi feita em pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência: cerca de 40% da população de internet do Brasil, o que resulta em 50 milhões de brasileiros, já ouviu podcasts. Portanto, há bastante espaço para que esse conteúdo, cresça nos próximos anos. Mas como fazer um podcast?
Quer começar o seu próprio podcast ou criar um para sua empresa? Então confira essa lista de dicas da professora Rose Figueiredo, das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da ESPM:
Temas muito amplos desviam do foco e não atraem o público-alvo. Os ouvintes de podcasts fazem parte de um nicho específico. Por exemplo: Receitas/Doces/Fit/Com frutas
Se é que ela existe. O que seu programa trará de inovador?
Se for série, quantas edições? Com que frequência será publicado?
Lembre-se de que conteúdo é matéria-prima e sem ele não há o que ‘segure’ um podcast por muito tempo.
Se não, convide um para falar sobre o tema. Lembre-se de que o público-alvo desse formato não costuma ser leigo. Por exemplo: vai dar dicas de vinho? Considere que quem se interessa por esse assunto não vai aprender do zero com o seu produto.
Pense nisso e planeje como será a interação entre os participantes.
É muito importante ter um roteiro para apresentar o conteúdo de forma organizada e lógica e, inclusive, evitar que as pessoas falem ao mesmo tempo;
É preciso ter comprometimento, para manter uma audiência fiel, que está ali, mais uma vez, pelo conteúdo diferenciado que é ofertado.
É preferível ter quatro capítulos de 15 minutos do que uma hora de programa.
Faça isso em cada programa para estimular a vontade do ouvinte em retornar para o próximo episódio.
Especialmente se é conteúdo exclusivo, que também costuma ser cobrado.
Intervalo e encerramento para dar dinamismo à conversa, evitando conversas monótonas.
Assim você não perderá sua linha de raciocínio.
E que não provoque ecos.
Para conquistar a audiência é fundamental divulgar o programa em diferentes plataformas: blog, site, Facebook, YouTube etc.