A comunicação interpessoal é uma troca entre as pessoas, quando costumam falar sobre suas vivências, sobre seu repertório cultural e sobre a “bagagem” adquirida ao longo do tempo. Para saber mais como funciona a comunicação interpessoal, conversamos com a Ana Fleck, professora do ESPM LifeLab. Confira:
A comunicação interpessoal é um processo de troca de diálogo, de emoções, de expectativas e de informações entre pessoas. “A comunicação pressupõe um processo de interação, onde temos duas ou mais partes se conectando e procurando transmitir uma mensagem entre si”, explica Ana.
No ambiente de trabalho, a comunicação deve ser mais formal, respeitando regras, critérios e regulamentos. Para a professora, toda troca formal dentro das empresas é necessária, mas, a informalidade também faz parte da interação e dos processos humanos de pessoas no trabalho.
O foco é trazer uma conexão harmoniosa, onde se busca reduzir o estresse, cuidar da saúde mental e prevenir o bem-estar dos colaboradores. “A comunicação dentro das relações pessoais ajuda no fortalecimento de laços, na resolução de conflitos e no apoio emocional. Agora, nas relações profissionais, a comunicação traz impacto na colaboração e no trabalho de equipe”, explica Ana.
A comunicação interpessoal pode acontecer em discussões de projetos, brainstorms, feedback, na orientação ou mentoria. “Quando a gente tem pessoas com mais experiência supervisionando, orientando ou aconselhando no crescimento das pessoas, a gente traz uma comunicação mais colaborativa nas empresas”, afirma a professora.