fbpx
LOADING

Digite para procurar

Entenda a importância da comunicação no ambiente de trabalho

Roberta De Lucca
Compartilhar

Especialista explica porque falar com clareza e objetividade é uma competência de grande valor para as empresas

Comunicação é uma das soft skills mais importantes e requisitadas da atualidade, mas nem todos os profissionais entendem a importância da comunicação no ambiente de trabalho. A afirmação pode parecer estranha porque as pessoas se comunicam o tempo todo, mas a sutileza está em saber “como” se comunicar. “A qualidade das nossas relações depende da qualidade da nossa comunicação e isso envolve escuta, fluidez e clareza”, afirma Alessandra Becker, professora de Liderança Comunicadora nos cursos de Educação Continuada da ESPM.

Com a expertise de quem não só dá aulas, mas tem uma consultoria sobre o tema, Alessandra explica que uma pessoa que aprende a se comunicar adequadamente colhe melhores resultados nas entregas e no comportamento da equipe.

Comunicar não é só falar bem

Às vezes as pessoas acham que boa comunicação é falar bem. Mas o que é falar bem? É transmitir ideias, informações e fazer pedidos de forma objetiva, valorizando o conteúdo da mensagem de maneira a manter o interesse e a atenção dos ouvintes. Esse é um ponto muito importante, porque atualmente muitas pessoas não conseguem manter o foco durante muito tempo e quem comunica deve levar isso em consideração.

Além de objetividade é necessário pensar em como falar. Pessoas prolixas já saem queimando a largada porque a falta de clareza gera um desgaste em que ouve. Portanto, precisam aprender a ser mais diretas. Falar sem pressa, usar o tom de voz correto, nem muito alto nem muito baixo, e escolher as palavras é fundamental a quem comunica. “Nas consultorias que faço, as pessoas se queixam de linguagem muito técnica ou incisiva ou agressiva, e também quando as pessoas falam rápido ou muito alto”, exemplifica a especialista.

É necessário criar um clima favorável ao diálogo

Quem ocupa cargos de gestão precisa se empenhar para criar um clima favorável ao diálogo com sua equipe e com outros departamentos, a fim de aumentar a conexão entre as pessoas e promover conversas mais abertas. “Uma liderança comunicadora deve entender que o líder sustenta esse pilar de diálogo e precisa desenvolver essa comunicação mais assertiva”, diz Alessandra.

Afinal, pessoas trabalham juntas e estabelecem um contrato coletivo de convivência onde é necessário afinar a melhor forma de se comunicar. Para isso, a figura do líder é fundamental, pois é ele quem vai dar o tom desse clima de linguagem.

Sabendo implementar uma comunicação assertiva, o resultado são relacionamentos mais colaborativos, leves e saudáveis, o que é bom para todos. Segundo Alessanda, o adoecimento no trabalho deriva em boa parte da forma como as pessoas se expressam e as empresas buscam gestores com essa competência emocional bem desenvolvida para mitigar o risco de burn out dos funcionários

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *