fbpx
LOADING

Digite para procurar

Retrospectiva 2023: relembre fatos que marcaram o ano

Redação Trendings
Compartilhar

Confira 20 acontecimentos importantes que foram notícia este ano e impactaram o Brasil e o mundo

Tentativa de golpe de estado, inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, guerra na Palestina e embriões humanos sintéticos foram alguns dos fatos emblemáticos de 2023. Confira a nossa seleção de acontecimentos importantes:

1. Velório de Pelé leva 230 mil fãs à Vila Belmiro

Pelé morreu em 29 de dezembro e muito próximo da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1 de janeiro. O velório do rei foi postergado para o dia 2 e durou 24 horas. Cerca de 230 mil fãs foram homenagear o jogador no estádio do Santos, na Vila Belmiro. Entre as autoridades presentes, incluindo Lula, o velório teve a participação de Gianni Infantino, presidente da FIFA.

2. Tentativa de golpe de estado no Brasil

Em 8 de janeiro, uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um grupo de apoiadores da extrema direita tomou a Praça dos Três Poderes em Brasília. O Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados para incitar a população a dar um golpe militar. Foram presas mais de 2 mil pessoas e 1.390 foram denunciadas pela PGR para irem a julgamento por ameaça ao estado democrático de direito e terrorismo.

3. Índia se torna o país mais populoso

Pela primeira vez na história a China deixou de ser o país mais populoso do mundo. O topo do ranking agora é da Índia, habitada por 1,428 bilhão de pessoas – a China possui 1,425 bilhão.

4. Coroação de Charles III do Reino Unido

O rei Charles III, filho da rainha Elizabeth II, foi coroado em uma cerimônia realizada no dia 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres. Ele é o 42º monarca do Reino Unido.

5. Brasileiro com câncer terminal tem remissão total da doença

Paulo Peregrino, publicitário de 61 anos, teve remissão completa do seu linfoma após participar de um tratamento aplicado a partir de um protocolo adotado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto. Utilizada em poucos países, a terapia com células CAR-T Cell é uma revolução no combate ao câncer. Peregrino estava em estado terminal e ia iniciar os cuidados paliativos quando foi submetido ao tratamento. Em um mês ele teve remissão e sua cura foi anunciada em maio.

6. Cientistas criam embriões humanos sintéticos

Pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido anunciaram em junho a criação dos primeiros embriões sintéticos humanos do mundo. O estudo foi feito a partir da utilização de células-tronco. Magdalena Zernicka-Goetz, professora da Universidade de Cambridge e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, explicou que os embriões se assemelham aos primeiros estágios de desenvolvimento humano e podem ser úteis para o entendimento das causas que levam a abortos espontâneos ou distúrbios genéticos.

7. Ex-presidente Jair Bolsonaro fica inelegível por 8 anos

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 8 anos de inelegibilidade em junho. A punição foi aplicada porque Bolsonaro se reuniu com embaixadores estrangeiros em Brasília às vésperas da eleição de 2022, acusando o sistema eleitoral brasileiro de fraude. Em novembro, o TSE também condenou o ex-presidente e o vice Braga Neto por uso indevido dos meios de comunicação, abuso de poder e conduta vedada a autoridades no mesmo pleito. Com isso, Bolsonaro foi considerado inelegível mais uma vez.

8. Threads tenta competir com o X

Na tentativa de concorrer com o X reformulado por Elon Musk, em julho a Meta lançou a Threads. A nova rede social, que, verdade seja dita, não decolou, permite o compartilhamento de textos de até 500 caracteres.

9. Índia pousa uma nave espacial perto do polo sul da Lua

A Índia aterrissou com sucesso e ineditismo próximo do polo sul da Lua em agosto. O país e a Rússia já tinham tentado chegar a essa parte do satélite anteriormente, mas sem sucesso. O pouso da Chandrayaan-3 incluiu a Índia na lista de países que enviaram espaçonaves à superfície lunar, depois da antiga União Soviética, dos Estados Unidos e da China.

10. O The Town nasce em São Paulo

Concebido pelos criadores do Rok’n’Rio, o The Town teve sua primeira edição em setembro. Trata-se do maior festival de música realizado no Estado de São Paulo. Assistido por cerca de 500 mil pessoas, no lineup teve nomes como Foo Fighters, Bruno Mars, Marron 5 e Post Malone.

11. Guerra entre Palestina e Israel

No dia 7 de outubro, o grupo palestino Hamas atacou Israel. Mais de 1.400 pessoas morreram, dando início a uma guerra. Em dois meses, 17 mil palestinos foram mortos – 70% deles são crianças e mulheres, e mais de 80 jornalistas vieram a óbito. De acordo com a ONU, 1,9 milhão de pessoas (cerca de 85% da população) tiveram de deixar suas casas bombardeadas e se deslocar pela Faixa de Gaza. Desde 1947 o Estado de Israel e a Palestina vivem em conflito devido a um não entendimento entre as partes, diante da proposta da ONU de criar no território palestino um estado judeu e outro árabe.

12. Barbie conquista maior bilheteria mundial do ano

A maior bilheteria do cinema em 2023 não foi para o aguardado Openheimer, que arrecadou US$ 950 milhões. A segunda maior bilheteria foi de Super Mario Bros. – O Filme, com US$ 1,3 bilhão.

13. O ano mais quente da história

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, a temperatura média global subiu cerca de 1,4oC. Como resultado, esse é o ano mais quente da história. No Brasil, durante uma onda de calor em novembro, a sensação térmica no Rio de Janeiro chegou a 60oC.

14. Seca histórica no Amazonas

O mês de outubro registrou uma seca histórica no Amazonas. O nível do Rio Negro chegou a 13,39 metros em Manaus, afetando a população e a economia local. A produção industrial no estado caiu 2,6%. Nesse mesmo mês, uma nuvem de fumaça proveniente de queimadas tomou conta da capital do Amazonas.

15. Um homem paraplégico volta a andar pela força do pensamento

O holandês Gert-Jan Oskam voltou a andar depois de ter ficado paraplégico por 12 anos após um acidente de bicicleta. Ele recebeu implantes cerebrais e espinhais que transmitem sinais a sensores instalados em um capacete. Os sinais são traduzidos por um algoritmo como instruções para os músculos dos pés e pernas se movimentarem. Apesar de já existirem implantes espinhais para paraplégicos, era necessário apertar um botão de um equipamento. A nova invenção dá mais autonomia para a pessoa.

16. Microplásticos são encontrados nas nuvens

Um grupo de pesquisadores da Universidade Waseda, no Japão, encontrou evidências da existência de microplásticos nas nuvens acima do monte Fuji. A descoberta foi publicada na revista Environmental Chemistry Letters e, de acordo com os cientistas, as partículas plásticas devem ter sido absorvidas do oceano.

17. Submersível implode no oceano Atlântico Norte

O que era para ser uma aventura terminou em tragédia, quando o submersível Titan implodiu no Atlântico Norte. A embarcação operada pela OceanGate Expeditions levava 5 passageiros, incluindo seu CEO, para uma expedição de avistamento do naufrágio do Titanic. A tripulação perdeu contato com a base cerca de 1h45 depois da submersão. Após 80 horas, os destroços do Titan foram localizados. Ninguém sobreviveu.

18. Claudia Goldin vence Nobel de Economia

O prêmio Nobel de Economia foi entregue à economista norte-americana Claudia Goldin, professora da Universidade de Harvard (EUA). A pesquisadora realizou um estudo inédito sobre o papel e o espaço das mulheres no mercado de trabalho nos últimos 200 anos.

19. Apagão em São Paulo afeta mais de 4 milhões de domicílios

Em pleno feriado de Finados, o Estado de São Paulo sofreu um apagão energético após fortes rajadas de vento. Mais de 2 mil árvores caíram na rede elétrica, deixando mais de 4,2 milhões de domicílios de 27 municípios sem luz. O apagão ultrapassou 70 horas e muitos endereços ficaram sem energia durante quatro ou cinco dias. A Enel, concessionária responsável pelo abastecimento de energia no estado de São Paulo, foi multada em 12,7 milhões de reais pelo Procon e acionada pelo Ministério Público para indenizar as vítimas.

20. A Argentina elege o ultraliberal Javier Milei

Javier Milei, economista ultraliberal que ganhou popularidade por seu estilo contundente, foi eleito presidente da Argentina em novembro. Polêmico, promete fechar o Banco Central e dolarizar a economia de um país quebrado e que carrega uma dívida externa bilionária nas costas. Milei foi eleito com 55,95% dos votos no segundo turno disputado com o peronista Sergio Massa (44,04%).

No fim da COP 28, nações assumem o compromisso para a transição energética

A COP 28 terminou em 13 de dezembro com uma decisão histórica. O texto redigido pela cúpula climática do evento faz um apelo para que todos os países trabalhem para uma transição energética rumo à diminuição do consumo de combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão). Sultan Ahmed Al-Jaber, presidente da COP28, comemorou. “Juntos encaramos a realidade e colocamos o mundo na direção certa”. Apesar desse passo, ambientalistas ficaram ressentidos com a ausência de um prazo para a abolição desses combustíveis.

Tags:
Redação Trendings

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *