Tentativa de golpe de estado, inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, guerra na Palestina e embriões humanos sintéticos foram alguns dos fatos emblemáticos de 2023. Confira a nossa seleção de acontecimentos importantes:
Pelé morreu em 29 de dezembro e muito próximo da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1 de janeiro. O velório do rei foi postergado para o dia 2 e durou 24 horas. Cerca de 230 mil fãs foram homenagear o jogador no estádio do Santos, na Vila Belmiro. Entre as autoridades presentes, incluindo Lula, o velório teve a participação de Gianni Infantino, presidente da FIFA.
Em 8 de janeiro, uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um grupo de apoiadores da extrema direita tomou a Praça dos Três Poderes em Brasília. O Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados para incitar a população a dar um golpe militar. Foram presas mais de 2 mil pessoas e 1.390 foram denunciadas pela PGR para irem a julgamento por ameaça ao estado democrático de direito e terrorismo.
Pela primeira vez na história a China deixou de ser o país mais populoso do mundo. O topo do ranking agora é da Índia, habitada por 1,428 bilhão de pessoas – a China possui 1,425 bilhão.
O rei Charles III, filho da rainha Elizabeth II, foi coroado em uma cerimônia realizada no dia 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres. Ele é o 42º monarca do Reino Unido.
Paulo Peregrino, publicitário de 61 anos, teve remissão completa do seu linfoma após participar de um tratamento aplicado a partir de um protocolo adotado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto. Utilizada em poucos países, a terapia com células CAR-T Cell é uma revolução no combate ao câncer. Peregrino estava em estado terminal e ia iniciar os cuidados paliativos quando foi submetido ao tratamento. Em um mês ele teve remissão e sua cura foi anunciada em maio.
Pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido anunciaram em junho a criação dos primeiros embriões sintéticos humanos do mundo. O estudo foi feito a partir da utilização de células-tronco. Magdalena Zernicka-Goetz, professora da Universidade de Cambridge e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, explicou que os embriões se assemelham aos primeiros estágios de desenvolvimento humano e podem ser úteis para o entendimento das causas que levam a abortos espontâneos ou distúrbios genéticos.
Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 8 anos de inelegibilidade em junho. A punição foi aplicada porque Bolsonaro se reuniu com embaixadores estrangeiros em Brasília às vésperas da eleição de 2022, acusando o sistema eleitoral brasileiro de fraude. Em novembro, o TSE também condenou o ex-presidente e o vice Braga Neto por uso indevido dos meios de comunicação, abuso de poder e conduta vedada a autoridades no mesmo pleito. Com isso, Bolsonaro foi considerado inelegível mais uma vez.
Na tentativa de concorrer com o X reformulado por Elon Musk, em julho a Meta lançou a Threads. A nova rede social, que, verdade seja dita, não decolou, permite o compartilhamento de textos de até 500 caracteres.
A Índia aterrissou com sucesso e ineditismo próximo do polo sul da Lua em agosto. O país e a Rússia já tinham tentado chegar a essa parte do satélite anteriormente, mas sem sucesso. O pouso da Chandrayaan-3 incluiu a Índia na lista de países que enviaram espaçonaves à superfície lunar, depois da antiga União Soviética, dos Estados Unidos e da China.
Concebido pelos criadores do Rok’n’Rio, o The Town teve sua primeira edição em setembro. Trata-se do maior festival de música realizado no Estado de São Paulo. Assistido por cerca de 500 mil pessoas, no lineup teve nomes como Foo Fighters, Bruno Mars, Marron 5 e Post Malone.
No dia 7 de outubro, o grupo palestino Hamas atacou Israel. Mais de 1.400 pessoas morreram, dando início a uma guerra. Em dois meses, 17 mil palestinos foram mortos – 70% deles são crianças e mulheres, e mais de 80 jornalistas vieram a óbito. De acordo com a ONU, 1,9 milhão de pessoas (cerca de 85% da população) tiveram de deixar suas casas bombardeadas e se deslocar pela Faixa de Gaza. Desde 1947 o Estado de Israel e a Palestina vivem em conflito devido a um não entendimento entre as partes, diante da proposta da ONU de criar no território palestino um estado judeu e outro árabe.
A maior bilheteria do cinema em 2023 não foi para o aguardado Openheimer, que arrecadou US$ 950 milhões. A segunda maior bilheteria foi de Super Mario Bros. – O Filme, com US$ 1,3 bilhão.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, a temperatura média global subiu cerca de 1,4oC. Como resultado, esse é o ano mais quente da história. No Brasil, durante uma onda de calor em novembro, a sensação térmica no Rio de Janeiro chegou a 60oC.
O mês de outubro registrou uma seca histórica no Amazonas. O nível do Rio Negro chegou a 13,39 metros em Manaus, afetando a população e a economia local. A produção industrial no estado caiu 2,6%. Nesse mesmo mês, uma nuvem de fumaça proveniente de queimadas tomou conta da capital do Amazonas.
O holandês Gert-Jan Oskam voltou a andar depois de ter ficado paraplégico por 12 anos após um acidente de bicicleta. Ele recebeu implantes cerebrais e espinhais que transmitem sinais a sensores instalados em um capacete. Os sinais são traduzidos por um algoritmo como instruções para os músculos dos pés e pernas se movimentarem. Apesar de já existirem implantes espinhais para paraplégicos, era necessário apertar um botão de um equipamento. A nova invenção dá mais autonomia para a pessoa.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Waseda, no Japão, encontrou evidências da existência de microplásticos nas nuvens acima do monte Fuji. A descoberta foi publicada na revista Environmental Chemistry Letters e, de acordo com os cientistas, as partículas plásticas devem ter sido absorvidas do oceano.
O que era para ser uma aventura terminou em tragédia, quando o submersível Titan implodiu no Atlântico Norte. A embarcação operada pela OceanGate Expeditions levava 5 passageiros, incluindo seu CEO, para uma expedição de avistamento do naufrágio do Titanic. A tripulação perdeu contato com a base cerca de 1h45 depois da submersão. Após 80 horas, os destroços do Titan foram localizados. Ninguém sobreviveu.
O prêmio Nobel de Economia foi entregue à economista norte-americana Claudia Goldin, professora da Universidade de Harvard (EUA). A pesquisadora realizou um estudo inédito sobre o papel e o espaço das mulheres no mercado de trabalho nos últimos 200 anos.
Em pleno feriado de Finados, o Estado de São Paulo sofreu um apagão energético após fortes rajadas de vento. Mais de 2 mil árvores caíram na rede elétrica, deixando mais de 4,2 milhões de domicílios de 27 municípios sem luz. O apagão ultrapassou 70 horas e muitos endereços ficaram sem energia durante quatro ou cinco dias. A Enel, concessionária responsável pelo abastecimento de energia no estado de São Paulo, foi multada em 12,7 milhões de reais pelo Procon e acionada pelo Ministério Público para indenizar as vítimas.
Javier Milei, economista ultraliberal que ganhou popularidade por seu estilo contundente, foi eleito presidente da Argentina em novembro. Polêmico, promete fechar o Banco Central e dolarizar a economia de um país quebrado e que carrega uma dívida externa bilionária nas costas. Milei foi eleito com 55,95% dos votos no segundo turno disputado com o peronista Sergio Massa (44,04%).
A COP 28 terminou em 13 de dezembro com uma decisão histórica. O texto redigido pela cúpula climática do evento faz um apelo para que todos os países trabalhem para uma transição energética rumo à diminuição do consumo de combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão). Sultan Ahmed Al-Jaber, presidente da COP28, comemorou. “Juntos encaramos a realidade e colocamos o mundo na direção certa”. Apesar desse passo, ambientalistas ficaram ressentidos com a ausência de um prazo para a abolição desses combustíveis.