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8 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer

Roberta De Lucca
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Especialista indica as mais importantes e explica como cada uma delas pode ajudar os profissionais da área

Quem trabalha com marketing digital precisa conhecer os principais canais de comunicação com seu público e saber como gerenciá-los bem para alcançar seus objetivos. Não basta, portanto, ter um site, app, e-commerce ou perfis em redes sociais e não monitorar o que acontece nesses ambientes para usar as informações extraídas dessa observação de maneira estratégica. “O profissional tem que ter conhecimento das áreas de análise de dados, planejamento, produção de conteúdo e distribuição e saber que ferramentas usar em cada uma delas”, afirma Bruno Peres, coordenador da Pós-Graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM. Confira a seguir as principais ferramentas de marketing digital, de acordo com as áreas apontadas por Peres.

Análise de dados

1. Google Analytics

É a ferramenta básica para entender como o seu site, app ou e-commerce se comporta em termos de tráfego. Quantas pessoas entram nele por dia, semana e mês, que páginas elas olham mais ou menos e qual é o perfil desses usuários (gênero, cidade e estado, por exemplo), entre outras funções. O Google Analytics fornece um raio-x de tudo o que acontece e a partir da mensuração das informações é possível planejar alterações para melhorar a navegação e traçar estratégias de marketing.

2. SimilarWeb e Fanpage Karma

As duas plataformas são para benchmarking digital, ou seja, permitem avaliar os movimentos de sites, apps e redes sociais da concorrência a partir da análise de tráfego. Na Fanpage Karma, por exemplo, o usuário seleciona as páginas que quer acompanhar em diversas redes sociais. A SimilarWeb, por sua vez, analisa sites e aplicativos e fornece informações como número de visitas em uma página ou site e sua duração média, palavras-chave de buscas feitas pelo público e a origem do tráfego, por exemplo.

Produção de conteúdo

3. Google Search Console

A plataforma ajuda a monitorar os conteúdos buscados no Google e, consequentemente, a visibilidade do seu site nesse buscador a partir das palavras-chaves digitadas pelos usuários. Dessa maneira, é possível avaliar a performance de um site e se é necessário mudar alguma palavra-chave para melhorar o SEO para uma página aparecer nos primeiros lugares de uma busca.

4. Ubersuggest

A proposta da Ubersuggest é ser um buscador de palavras-chave para ajudar o profissional a usar os termos mais adequadas para o seu negócio ser encontrado. Quem quer ver seus conteúdos nas melhores posições nos resultados de pesquisa dos buscadores usa essa plataforma para avaliar a performance e fazer adaptações para que o conteúdo seja mais indexável nas buscas.

Planejamento

5. Airtable e Trello

São ambientes digitais para a gestão de processos e de conteúdo. Por meio dessas plataformas é possível gerenciar e acompanhar todas as etapas de um trabalho ou campanha – do planejamento inicial à postagem de conteúdo nos canais digitais –, incluindo as tarefas executadas por fornecedores externos com acesso liberado às plataformas.

Distribuição

6. Meta Business Suite

Foi criada para concentrar em um único ambiente as ações de marketing digital no Facebook, Messenger e Instagram. Ali é possível programar postagens e anúncios, monitorar e gerenciar a performance de um perfil ou empresa. A plataforma oferece vários recursos, entre eles análise de desempenho de campanhas e comportamento do consumidor, que fornecem informações consistentes para a tomada de decisão, adaptações e desenvolvimento de novas campanhas.

7. Mlabs

O funcionamento é semelhante à Meta Business, no que se refere ao fornecimento de dados sobre a visualizações e ações da empresa, mas a Mlabs tem a vantagem de permitir o gerenciamento do Twitter, LinkedIn, YouTube e Pinterest, além das ferramentas da Meta (Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp). A plataforma se conecta com o Canva e o criativo feito nela sobre direto para a Mlabs.

8. Mailchimp e RDStation

O email marketing é uma ótima estratégia de comunicação com o público e trabalha com os dados de e-mails dos usuários capturados em sites, landing pages, apps e cadastros, entre outros. Para gerenciar e programar ações de marketing por meio do envio de mensagens de correio eletrônico existem duas plataformas que oferecem ótimas funcionalidades: Mailchimp e RDStation. Elas permitem criar layouts, programar o envio de mensagens e segmentar mensagens de acordo com o perfil do público, entre outras funções.

Dica extra

Buzzmonitor Trends

É uma plataforma de monitoramento do que as pessoas estão falando nas redes sociais sobre um determinado tema ou marca. Dessa maneira, é possível descobrir o que o público pensa e sente não apenas com relação a uma empresa, mas também a concorrência. A consulta é feita por meio de palavra-chave ou hashtag.

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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