fbpx
LOADING

Digite para procurar

Guia home office: prós, contras e como encontrar as melhores vagas

Patrícia Rodrigues
Compartilhar

Confira as vantagens desse modelo de trabalho para empresas e colaboradores e veja onde encontrar oportunidades

Depois da pandemia, essa modalidade de trabalho virou o sonho de consumo de muita gente. Embora a tradução de home office signifique “escritório de casa”, quem atua nesse regime pode, na prática, trabalhar de qualquer lugar desde que tenha um notebook, um smartphone e uma boa conexão com a internet.

Embora não seja uma modalidade factível e acessível para todos, em algumas profissões o home office tem se mostrado bastante atrativo, especialmente por poder ser 100% remoto (sem precisar comparecer no escritório da empresa, nem eventualmente) ou híbrido (alguns dias na semana é necessário estar de forma presencial, no espaço físico).

Vantagens do home office

Dá para elencar uma série de vantagens, entre elas a economia (com transporte, alimentação, vestuário, happy hour com os colegas etc.) — pois não há deslocamentos ou perda de tempo no trânsito, o que também contribui para menos cansaço e estresse. Isso pode se refletir em uma melhora na qualidade de vida, mais conforto, aumento na produtividade e maior liberdade com a flexibilidade de horários, desde que se saiba gerenciar os seus horários e resultados.

As empresas podem ter acesso a novos talentos, uma vez que pode abrir vagas para profissionais de outros estados e até países, assim como diminuir gastos com processos, aluguel, transporte, segurança patrimonial, limpeza e custos fixos (água, luz, condomínio etc.). Em contrapartida, será necessário investir em outras frentes, como equipamentos seguros, softwares, mobiliário e novas formas de auxílio financeiro aos colaboradores que estão em casa para equilibrar as novas demandas.

Desafios do home office

Para o funcionário

  1. Lidar com distrações (filhos, pet, redes sociais, streaming, conversas paralelas, atividades da casa etc.).
  2. Gerenciar o próprio tempo (estipular pausas e horas de descanso).
  3. Organizar, priorizar e planejar as tarefas diárias dentro do horário de trabalho.
  4. Se adequar aos fusos horários.
  5. Falta de contato presencial e de interatividade.
  6. Falta de motivação.
  7. Solidão.
  8. Dificuldade de “desligar” após o expediente.
  9. Falta de um ambiente adequado, silencioso e com móveis confortáveis.
  10. Falta de material e acesso adequado à conexão (não tem notebook seguro, ferramentas tecnológicas, auxílio financeiro para acessar a internet ou custear a energia elétrica).

Para a empresa

  1. Manter uma infraestrutura necessária ao funcionário para trabalhar de casa – equipamentos, internet com boa conexão e velocidade para download e upload.
  2. Investir para garantir a segurança das informações em diferentes redes.
  3. Adotar ferramentas pagas para segurança, gestão, comunicação, controle de desempenho e de produtividade, entre outras necessárias ao negócio.
  4. Capacitar rapidamente os funcionários para utilizar ferramentas e dar treinamentos constantes para que todos se mantenham atualizados.
  5. Encontrar novos meios de fortalecer a cultura organizacional da empresa, bem como os propósitos do negócio e integração das equipes.
  6. Apostar em uma comunicação transparente e empática para as metas, feedbacks individuais e sugestões das equipes.
  7. Reconhecer os esforços e incentivar a melhoria contínua das etapas de trabalho de forma online.
  8. Estabelecer limites para que os funcionários cumpram jornadas acordadas, evitando o excesso de trabalho e, consequentemente, problemas futuros de saúde física e mental.

Confira 19 sites para encontrar vagas home office

Se a sua meta é trabalhar home office (inclusive como freelancer) para empresas globais, cadastre e mantenha seu currículo e portfólio online sempre atualizados, em vários idiomas, nas plataformas mais conhecidas.

  1. Careerbuilder
  2. CryptoJobs
  3. Dynamite Jobs
  4. Flexjobs
  5. Freelancer
  6. Google Careers
  7. Remotar
  8. Remote.Co
  9. RemoteOK
  10. Remotive
  11. RemotoJob
  12. Torre.co
  13. Trampos
  14. Upwork
  15. We Remoto
  16. We Work Remotely
  17. Workana
  18. Working Nomads
  19. LinkedIn
    Clique em vagas, escolha o cargo, pesquisar por tipos de vagas (remoto, presencial, híbrido) e buscar. Não deixe de configurar os alertas sobre as novas colocações.

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Tags:
Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *