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Covid-19 faz investimento publicitário cair 29%

Jorge Tarquini
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É o que apontam dados levantados por pesquisa do Conselho Executivo de Normas-Padrão (CENP) junto a 217 agências

Ao somar R$ 8,9 bilhões entre janeiro e setembro de 2020, a comercialização de espaços publicitários nos meios de comunicação brasileiros acusa o golpe da crise provocada pela pandemia. Esse resultado indica desempenho 29% menor que o do mesmo período em 2019 – ao menos para as agências que fazem parte do sistema CENP-Meios.

O que é o CENP-Meios

Segundo a autodefinição do site oficial da do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), o “CENP-Meios é um sistema que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes”.

Desde 2017, quando o CENP criou o Sistema CENP-Meios, foram reunidas diversas entidades do setor de comunicação, como as associações de anunciantes (ABA) e de agências de publicidade (ABAP), associações ligadas a veículos, como ANJ, Abert, Aner e ABTA. Além de contar com entidades profissionais como a APP, a ABMP e o Grupo de Mídia.

Apesar de não entrarem nas análises realizadas pelo CENP-Meios os resultados de agências, anunciantes e veículos que não certificados, trata-se de um recorte altamente representativo do mercado de mídia brasileiro – o que confere alto grau de confiabilidade nas conclusões dos levantamentos realizados.

Engana-se, porém, quem imagina que a derrocada foi sentida apenas depois da decretação da pandemia, em março: esse resultado negativo já podia ser sentido no resultado do primeiro trimestre de 2020, que indicava uma queda de 22,3% diante do mesmo período em 2019.

O desempenho de cada mídia

A maior queda registrada pela pesquisa aconteceu no meio Cinema (-71%), seguido pelos meios Revista (-54%), Jornal (-47%), OOH/Mídia exterior (-44%), TV por assinatura (-39%) e Rádio (-30%). Apesar de terem vivido quedas menores, TV aberta e Internet também experimentaram perdas significativas: respectivamente -27% e -17%.

Os dados completos da pesquisa podem ser conferidos clicando aqui.

Em termos de share, o ranking dos meios é o seguinte:

TV Aberta 54.1%
Internet 24.3%
OOH/Mídia exterior 8.4%
TV por assinatura 5.9%
Rádio 4.5%
Jornal 2%
Revista 0.6%
Cinema 0.2%

No caso da Internet, os dados igualmente podem ser abertos:

Display 55.4%
Social 24.0%
Vídeo 10.2%
Busca 10.1%
Áudio 0.3%

Quando saírem os resultados consolidados de 2020, já com os números do quarto trimestre, talvez haja alguma recuperação – mas dificilmente algo que mude o sinal de negativo para positivo no desempenho do setor. A pesquisa deve ser divulgada em fevereiro do ano que vem.

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Jorge Tarquini

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