“Quando falamos sobre dados e inteligência artificial, é menos sobre dados e menos sobre IA e mais sobre pessoas. É sobre como vamos entender o contexto e usar essas informações estratégicas. Logo, não existe tecnologia. Existem pessoas usando dados ou IA para gerar negócios”, foi assim que começou a palestra de Alexandre Marquesi, um dos professores convidados do Meeting ESPM de Trade Marketing – Novas Fronteiras, Mercados e Desafios, evento promovido pelo HUB Trade Marketing na ESPM Tech.
Para Marquesi, os dados devem ser analisados e usados para gerar experiência na jornada do trade, a fim de se encontrar oportunidades de negócio. “Quando olhamos a vida do ser humano, o comportamento, olhamos muito mais do que a tecnologia. É mais o negócio, como podemos movimentar as massas. Estamos falando do ambiente, da jornada e da experiência”, ressalta ele.
Já Marcelo Pimenta, professor de Criatividade e Inovação da ESPM, vê a inteligência artificial como um acelerador da inovação, uma vez que a tecnologia pode impactar no desempenho dos profissionais de trade e, consequentemente, na geração de resultados. No entanto, vale ressaltar que somente as ferramentas, sozinhas, não irão determinar isso.
“É interessante a gente lembrar que a IA não tem muita inteligência. O que ela tem é uma grande capacidade de processamento para gerar coisas novas. Quem terá criatividade mesmo é quem estiver utilizando a inteligência artificial do lado de cá. A forma como você usa a IA é o que fará toda a diferença”, destaca Pimenta.
Durante o bate-papo, Marcelo também apresentou algumas aplicações da inteligência artificial, que são utilizadas em cursos da ESPM e que podem ajudar as empresas no mundo contemporâneo, como: