fbpx
LOADING

Digite para procurar

Conheça os maiores empregadores do Brasil e do mundo

Jorge Tarquini
Compartilhar

Gerar empregos é um dos maiores desafios para qualquer economia – pressionadas ainda pelas profundas mudanças vividas nas relações de trabalho

Quando o mundo alcançou a marca de 8 bilhões de habitantes no dia 15 de novembro de 2022, segundo a Organização da Nações Unidas (ONU), uma série de questões ambientais foram logo levantadas, sendo “o planeta resiste a toda essa pressão por água e alimentos” a principal.

Porém, um flagelo já sentido atualmente pode vir a se tornar ainda mais urgente na pauta das discussões sobre o futuro: como garantir ocupação e renda para tanta gente – em um momento em que muitas funções estão desaparecendo e em que as relações de trabalho estão passando por reavaliação em todos os países?

Nesse cenário, vale a pena dar uma olhadinha numa lista específica (entre as muitas que rolam por aí): quem são os maiores empregadores do mundo? Ela pode dar um sentido maior à discussão, principalmente se levarmos em conta que governos são geralmente os líderes dessas listagens…

Segundo um ranking da Statista, empresa alemã de pesquisas e análises de mercado e consumo e estatísticas diversas, entre os cinco maiores empregadores do mundo, os três primeiros são governos – e mais: ligados à defesa.

Levando em consideração apenas empresas da iniciativa privada, o Walmart é o maior empregador. Já a Amazon surge como a segunda maior empresa privada em número de funcionários – mesmo no ano em que perdeu o posto de empresa mais valiosa do mundo para Apple e Google. Veja a lista.

Ranking Mundial

1º Ministério da Defesa da Índia – 2,92 milhões de funcionários

2º Ministério da Defesa dos EUA – 2,91 milhões de funcionários

3º Exército Popular de Libertação da China – 2,55 milhões de funcionários

4º Walmart – 2,3 milhões de funcionários

5º Amazon – 1,61 milhões de funcionários

E no Brasil?

A tradição de governos serem os maiores empregadores se confirma também no Brasil, sendo que três dos cinco maiores empregadores serem empresas públicas (considerando que há duas empresas, uma pública e outra privada, na quarta posição). Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Previdência de 2022.

1º Itaú Unibanco – 99,6 mil funcionários

2º Correios – 88,5 mil funcionários

3º BRF – 96 mil funcionários

4º Caixa Econômica Federal e Bradesco – 87,5 mil funcionários (cada)

5º Banco do Brasil – 86,3 mil funcionários

Uma análise mais detalhada desses números, em uma comparação com dados de antes da pandemia, traz uma conclusão clara: as empresas públicas estão enxugando seus quadros.

Os Correios, que em 2019 lideravam o ranking, com 109,6 mil empregados, diminuiu sua força de trabalho em mais de 19%, para 88,5 mil (mesmo mantendo a segunda posição na lista). Já o Banco do Brasil encolheu sua força de trabalho em quase 17%.

Destaque positivo para o atual líder da lista, Itaú Unibanco, que nem sequer aparecia entre os cinco primeiros em 2019.

Foto: Freepik

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

2 Comentário

  1. Wesley LH 10 de abril de 2023

    O Carrefour tem 150 mil funcionários, segundo Infomoney.

    Responder
    1. Jorge Tarquini 13 de abril de 2023

      Caro Wesley,
      agradecemos sua mensagem e a informação. No nosso texto, utilizamos os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Previdência de 2022.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *