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Conheça os produtos e serviços que mais geram reclamações no Brasil

Jorge Tarquini
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Todos os anos, a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, produz um relatório que radiografa a insatisfação do brasileiro com produtos e serviços

“Consumidor em números” é um relatório anual, disponibilizado pelo Governo Federal dentro do site consumidor.gov.br, que esquadrinha o cenário das relações de consumo do país pela ótica do cidadão que paga por um produto ou serviço. Ou seja: de suas reclamações.

Aqui, trazemos os principais produtos e serviços reclamados e os temas das queixas, segundo o relatório mais recente.

1º Cartões (crédito/débito/de lojas) – 131.647 (9,2%)

2º Cartões de crédito consignados/RMC (para beneficiários do INSS) – 110.211 (7,7%)

3º Transporte aéreo – 107.960 (7,5%)

4º Banco de dados e cadastros de consumidores (SPC, Serasa, SCPC etc.) – 81.945 (5,7%)

5º Telefonia móvel pós-paga – 75.765 (5,3%)

6º Serviços de pagamento online/via celular/maquininha – 55.933 (3,9%)

7º Aparelho celular – 52.479 (3,7%)

8º Pacotes de serviços (combos) – 51.209 (3,6%)

9º Energia elétrica – 47.599 (3,3%)

10º Internet fixa – 43.610 (3,0%)

Natureza dos problemas

1º Cobrança/contestação – 52,9%

2º Contrato/oferta – 23,8%

3º Atendimento/SAC – 19,1%

4º Vício de qualidade – 16,4%

5º Informação – 6,9%

6º Entrega do produto – 5,3%

7º Dados pessoais e privacidade – 1,3%

8º Saúde e segurança – 0,7%

Foto: Freepik

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Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

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