“Consumidor em números” é um relatório anual, disponibilizado pelo Governo Federal dentro do site consumidor.gov.br, que esquadrinha o cenário das relações de consumo do país pela ótica do cidadão que paga por um produto ou serviço. Ou seja: de suas reclamações.
Aqui, trazemos os principais produtos e serviços reclamados e os temas das queixas, segundo o relatório mais recente.
1º Cartões (crédito/débito/de lojas) – 131.647 (9,2%)
2º Cartões de crédito consignados/RMC (para beneficiários do INSS) – 110.211 (7,7%)
3º Transporte aéreo – 107.960 (7,5%)
4º Banco de dados e cadastros de consumidores (SPC, Serasa, SCPC etc.) – 81.945 (5,7%)
5º Telefonia móvel pós-paga – 75.765 (5,3%)
6º Serviços de pagamento online/via celular/maquininha – 55.933 (3,9%)
7º Aparelho celular – 52.479 (3,7%)
8º Pacotes de serviços (combos) – 51.209 (3,6%)
9º Energia elétrica – 47.599 (3,3%)
10º Internet fixa – 43.610 (3,0%)
1º Cobrança/contestação – 52,9%
2º Contrato/oferta – 23,8%
3º Atendimento/SAC – 19,1%
4º Vício de qualidade – 16,4%
5º Informação – 6,9%
6º Entrega do produto – 5,3%
7º Dados pessoais e privacidade – 1,3%
8º Saúde e segurança – 0,7%
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