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Descubra como grandes empresas promovem diversidade e inclusão

Luanna Nery
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Representantes da PepsiCo, Bayer e Vivo debateram o tema durante o Circuito EB 2024, evento promovido pela ESPM em parceria com a Cia de Talentos

Na última segunda (26), a ESPM-Tech sediou o Circuito EB 2024 – Construindo marcas de valor, oferecido pelo Hub de Employer Branding da ESPM em parceria com a Cia de Talentos. O evento contou com a participação de representantes de grandes empresas, como PepsiCo, Bayer e Vivo. Eles contaram sobre como essas organizações definem a inclusão e como isso se relaciona com a gestão das marcas empregadoras, durante o painel Diversidade e inclusão no processo de atração e engajamento de talentos.

“A Vivo passou por uma transformação cultural em 2019, que impactou positivamente a forma como olhamos a diversidade. Temos uma cultura digital colaborativa, na qual inovação, diversidade, saúde e bem-estar fazem parte de como levamos essa narrativa. Dentro da nossa cultura, temos quatro norteadores que representam a diversidade: ação responsável, curiosidade viva, transformação digital e conexão humana”, explica Leandro Paulista, Coordenador de Employer Branding e Inovação da Vivo.

Essa mesma visão é compartilhada pela PepsiCo, segundo Marina Simões, gerente de Employer Branding, EVP e Cultura da organização. “Os nossos produtos são consumidos por diversos consumidores, então, por que não ter essas pessoas trabalhando na PepsiCo? A nossa agenda de diversidade está dentro da estratégia de negócio, que faz parte da cultura. Tudo o que falamos para fora, primeiro vivemos dentro. Essa construção da marca é de dentro para fora”, pontua.

Embora ainda exista um longo caminho a ser percorrido, essas empresas já deram seus primeiros passos para que a diversidade e a inclusão estejam cada vez mais presentes. “Lançamos o primeiro programa trainee de liderança negra do mercado. Fomos muito criticados, foi difícil colocá-lo no ar. Mas, hoje, estamos no terceiro ano desse programa”, destaca Laís Pimentel, Early Talent & Employer Branding da Bayer.

Esta iniciativa da Bayer inspirou outras marcas a desenvolverem seus próprios programas, como é o caso da PepsiCo. “Dentro da pauta de equidade racial, temos uma meta de ter 30% da nossa liderança composta por pessoas negras, que se autodeclarem pretas ou pardas. Já estamos em 28% e sabemos do desafio que é”, complementa Marina.

Já Leandro conta que um dos maiores cases de sucesso da Vivo é o programa Mulheres de Fibra, criado para promover a equidade de gênero na área de Serviços ao Cliente. “Existe uma demanda de mulheres que gostariam de ser atendidas por outras mulheres e não por homens em suas casas. Buscamos mulheres que estavam em situação de vulnerabilidade social ou de empregabilidade e desenvolvemos uma formação. Foram mais de 1600 entrevistadas e pouco mais de 73 contratadas no ano passado”.

Para que as empresas consigam ter sucesso nesse desafio de promover mais diversidade e inclusão, os profissionais ressaltam alguns fatores importantes. Um deles é que é essencial envolver a liderança da empresa nos projetos de diversidade e inclusão e trabalhar em parceria com eles, para que seja possível executar as iniciativas planejadas. Além disso, buscar conhecimento, se conectar com outras áreas e participar de grupos de afinidade, que não representem a nossa própria categoria, também ajudam a enxergar outras óticas que são diferentes da realidade a que estamos acostumados.

Perdeu o Circuito EB 2024: Construindo Marcas de Valor?

Assista ao evento na íntegra:

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Luanna Nery

Repórter do Trendings

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