fbpx
LOADING

Digite para procurar

Empreendedorismo social como ferramenta de desenvolvimento

Jorge Tarquini
Compartilhar

É isso que acontece quando se utilizam as ferramentas e estratégias de negócios para melhorar a qualidade de vida, de oportunidades e de sustentabilidade de comunidades  

Quando se fala em empreendedorismo, naturalmente vem à mente o conceito da iniciativa privada de alguém criando um negócio visando lucro. Claro que todo novo empreendimento, mesmo não pensado originalmente com esse fim, gera benefícios sociais – de modo direto, pela geração de empregos, ou indireto, aumentando a arrecadação de tributos municipais, estaduais e federais, bem como promovendo a movimentação da economia.  
 
Ficar somente nesse entendimento básico e limitado do empreendedorismo é abrir mão de todas as demais possibilidades – e dos eventuais ganhos sociais e econômicos que ele pode proporcionar em uma economia em desenvolvimento em um cenário social como o brasileiro. É nesse sentido que adicionar “social” ao termo original precisa ser entendido. 
 
Mas o que é esse tal de empreendedorismo social? De modo bem simplificado, trata-se da criação de ações, projetos e negócios que levem retorno social e promovam o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade local para comunidades, bairros e até cidades – tudo a partir de técnicas de ideação, planejamento, tecnologias e outros recursos e processos utilizados na criação de oportunidades de negócios empreendedores.  
 
Ou seja: para bem longe do assistencialismo, criar condições de sustentabilidade local (social e ambiental)Dessa forma, pode-se criar uma cooperativa, buscar escalabilidade para algum produto ou serviço próprio (ou até mesmo típico) oferecido localmente, incentivar iniciativas locais… Ou seja: criar verdadeiras startups de impacto social.  
 
E há uma grande notícia para quem quiser atuar com empreendedorismo social: poder recorrer a aceleradoras de negócios especializadas em iniciativas de impacto e sustentabilidade local, como a YunusArtemisia, Glocal Quintessa. 

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *