Na prática, “todos” os cursos realizados depois de finalizada a faculdade costumam ser chamados de pós-graduação. “No entanto, para pertencerem à categoria ‘pós’ devem obedecer a certas diretrizes”, comenta Tatsuo Neto, Pró-Reitor Nacional de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada da ESPM. “Todas as pós são indicadas para pessoas com experiência de, pelo menos, dois anos no mercado de trabalho — isto é, em início de carreira, interessados em ampliar seus conhecimentos visando aprimoramento”, completa a professora Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM.
De qualquer forma, a matriz estratégica central da área de pós-graduação é o olhar lifelong learning do profissional, conceito muito popular nos últimos anos para apontar a longevidade das carreiras e as necessidades que mudam durante esse período.
No Brasil, os cursos de pós-graduação, são divididos em duas “direções”:
1. Stricto Sensu (para quem pretende seguir a carreira acadêmica)
São destinados a profissionais que se interessam pela vida acadêmica e por pesquisa científica. Para isso, devem fazer o mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado para atuar na área acadêmica e ou se aprofundar em uma determinada área de conhecimento. O objetivo é formar pesquisadores com capacidade de desenvolver conhecimento, chamados doutores ou mestres.
O stricto sensu normalmente segue um caminho muito baseado no modelo das escolas públicas, no qual as pesquisas têm uma amplitude de possibilidades e podem direcionar os mestrandos muito para as linhas de pesquisa propostas pelos professores que compõem o programa.
Tanto o mestrado acadêmico quanto o mestrado profissional duram, em média, dois anos. Enquanto o primeiro se destina a seguir carreira de docente e pesquisador em uma área de conhecimento específica, o profissional é voltado a pesquisadores que vão melhorar a qualificação das empresas estimulando a criação de tecnologias.
Já o doutorado, cujo curso tem duração de quatro a cinco anos, gradua pesquisadores ou professores acadêmicos e requer o desenvolvimento de uma pesquisa inédita, cuja dissertação será apresentada para a graduação do futuro doutor.
2. Lato sensu (Para quem deseja desenvolver uma carreira no mercado)
São vários cursos de, no mínimo, 360 horas, conforme determinado pelo governo brasileiro. Eles visam aplicar o aprendizado nas organizações e no dia a dia, proporcionando uma experiência que faz o diálogo entre a realidade profissional e a academia.
Entre os mais procurados para essa finalidade estão os:
MBA: sigla para Master in Business Administration, criado para acelerar o conhecimento profissional de quem atua no setor de administração e busca desenvolvimento das competências executivas e de gestão. O MBA é indicado aos profissionais com experiência de, pelo menos, 5 anos na liderança e gestão de negócio, justamente para ampliar e aprimorar as competências já adquiridas.
MBA Executivo: para profissionais que já atuam no mercado há algum tempo e buscam um refinamento de seus conhecimentos para aumentar as suas habilidades profissionais. “São destinados a executivos ambiciosos, com mais maturidade profissional, com pelo menos 10 anos de experiência, em constante busca de desafios pessoais e profissionais, além de autodesenvolvimento para superar suas exceptivas e melhorar suas competências”, avalia a especialista Adriana Gomes.
Certificate: recente no Brasil, a pós-graduação Certificate dura 390 horas, funcionando como um complemento do conhecimento, mostrando-se uma boa alternativa para quem deseja entrar com uma qualificação melhor no mercado de trabalho. Elas são indicadas para quem está em início de carreira, buscando crescimento, especialização e ascensão profissional por meio de cursos mais rápidos.
Master: voltado a quem pretende se aperfeiçoar na gestão empresarial e administrativa. É indicado aos profissionais e gestores experientes e mais maduros em suas áreas de atuação, mas que desejam aprimoramento contínuo e aquisição de novas competências.
Opção além do “tradicional”
O Dynamic ESPM é uma plataforma de cursos com média e curta duração (a partir de 16 horas e abaixo de 360), que oferecem ao profissional a possibilidade construir seu caminho de formação ainda mais personalizado e flexível, como o objetivo de atender às rápidas mudanças de comportamento do mercado e/ou de carreira. Todos eles geram badge (certificação digital/selo de competência reconhecida que vai para o LinkedIn), sendo ministrados de forma presencial ou à distância. A plataforma apresenta vários cursos individuais (atualizações ou pós-graduação) e o aluno pode criar um pacote (trilha) sob medida e de acordo com as certificações (Nanodegree ou Degree), pretendidas.