fbpx
LOADING

Digite para procurar

Compartilhar

Qual o ambiente ideal? Quais são as maiores distrações do home office? E como lidar com elas? Especialista responde essas e muitas outras perguntas sobre o tema

Embora algumas pesquisas atestem que trabalhar em casa é mais produtivo, a inovação é menor porque as pessoas estão mais isoladas e interagem menos com os colegas. O melhor caminho é combinar produtividade com inovação e o modelo híbrido – geralmente dois dias em casa e três na empresa – é uma tendência mais assertiva e eficiente. “Eu acho que o híbrido é o melhor dos mundos quando ele é possível”, afirma Danilo Torini, professor do ESPM LifeLab, conjunto de disciplinas optativas da ESPM para o desenvolvimento de soft skills.

Além de não ter que sair de casa todos os dias, enfrentar trânsito e restaurantes lotados na hora do almoço, o profissional pode se organizar, inclusive, para trabalhar a partir de qualquer lugar. Torini conta que empresas menos tradicionais permitem que seus funcionários aproveitem a flexibilidade do home office. Ele conta que o Google permite que seus executivos trabalhem remotamente três semanas por mês, independentemente da cidade ou país em que estejam.

Os desafios desse modelo de trabalho são o distanciamento das equipes, que perdem oportunidade de troca de ideias e insights durante um bate papo no café, e a falta de habilidade de algumas pessoas em se organizarem para trabalhar em casa. Para ajudar quem enfrenta dificuldades em home office, Torini lista 13 dicas fundamentais. Confira:

1. Estabeleça uma rotina

Defina horários de início e término da jornada de trabalho, agindo como se estivesse na empresa. A rotina ajuda a manter o foco e separa o tempo de trabalho do tempo de vida pessoal. Nesse sentido, é importante estabelecer limites de horário. “Se alguém marca uma reunião para as 7 horas da noite o ideal seria você não aceitar, caso não esteja no seu horário definido de trabalho”.

2. Eduque a família

Durante a pandemia o trabalho remoto não foi um mar de rosas, porque a família estava presa em casa e as pessoas não trabalhavam em condições ideais. Todo mundo teve que se adaptar, mas agora o cenário é diferente. Portanto, quando estiver em home office é fundamental avisar os familiares que naquele dia você está presente, mas ausente para demandas pessoais, com exceção de urgências.

3. Crie um espaço de trabalho adequado

É importante que a casa tenha um espaço dedicado ao trabalho. Não precisa ser grande, mas reserve uma área para montar um ambiente adequado com mesa, cadeira ergonômica, iluminação correta, boa conexão de internet e computador funcionando bem. Evite trabalhar com o computador no colo ou na cama, já que a organização ajuda a sintonizar o “modo de trabalho”. Outro ponto de atenção é a roupa. Tudo bem trabalhar de shorts e chinelos, mas de pijama jamais. A vestimenta também entra no pacote de protocolos pessoais para trabalhar em casa como se estivesse na empresa.

4. Tenha um plano B

Uma vez que o trabalho remoto se tornou uma realidade em todo o mundo, não dá para atribuir um atraso ou ausência em uma reunião por “problemas de conexão com a internet”. Além de possuir um bom pacote de internet, é importante ter para onde ir caso haja algum problema. Pode ser a casa de um familiar, um café, um coworking ou a própria empresa.

5. Defina os objetivos da semana

A auto-organização deve contemplar a definição de metas. Estabeleça objetivos diários e semanais, fazendo uma lista de tarefas e um checklist ao final do expediente. De acordo com Torini, essa disciplina mostra o progresso no trabalho e traz sensação de realização, de dever cumprido.

6. Cuidado com os extremos

É importante fazer pausas no decorrer do dia, como aquela parada estratégica para tomar um café ou fazer um lanche, mas não se perca no caminho enquanto acessa as redes sociais. Por outro lado, atente para não exagerar e agendar uma reunião atrás da outra. Além de cansativo, pode prejudicar a assimilação de coisas importantes que foram discutidas.

7. Não se renda à procrastinação

A procrastinação é um risco muito grande, porque não se trata apenas de gestão do tempo e sim de gestão emocional. O excesso de procrastinação pode prejudicar o trabalho quando a pessoa não consegue gerenciar o tempo e a agenda e não faz as entregas.

Torini explica cita três motivos da procrastinação:

  • Complexidade da tarefa: se for complicado a pessoa deixar para depois ou para amanhã. Quando isso acontece é necessário se comprometer a fazer o que ficou para trás.
  • A recompensa está muito distante: a pessoa está executando uma tarefa hoje, mas seus resultados serão visíveis daqui a meses. Isso pode desestimular de alguma maneira e deve ser observado.
  • O medo do fracasso: diante de uma tarefa complexa a pessoa sente dificuldade para executá-la e teme não conseguir cumprir com a demanda.

8. Minimize as distrações

Já que ninguém está fiscalizando seu comportamento em casa, é mais fácil se render às distrações das redes sociais, da leitura de uma notícia ou a audição de um episódio de um podcast. Para minimizar o desvio de foco desative as notificações do celular, deixe o aparelho no modo silencioso e fique de olho no tempo das pausas para tomar um suco ou esticar as pernas.

9. Conte com uma rede de apoio

Quem tem filhos precisa cultivar uma rede de apoio para ajudar diante de imprevistos. Se uma reunião vai além do horário combinado ou surge uma urgência perto da hora de ir buscar as crianças na escola é importante ter com quem contar. Afinal, embora esteja em home office, a empresa espera que o rendimento do colaborador seja bem próximo do trabalho presencial.

10. Não se isole socialmente

Apesar do trabalho remoto, é possível uma pessoa estar conectada à sua rede, mas, dependendo da área, pode haver o risco do isolamento social. A pessoa pode ter uma tendência a se isolar cada vez mais e estar menos conectada com o ambiente corporativo e os colegas. Para evitar que isso aconteça, é preciso estar atento, sempre mantendo e alimentando a conexão com a equipe.

11. Dê feedbacks para a liderança

O gestor precisa saber como anda o trabalho de quem está em home office. Portanto, mantenha-o atualizado sobre o seu planejamento para a semana. Isso inclui sinalizar o cumprimento de tarefas, comunicar dificuldades e mudanças no prazo de entrega. “A falta de retorno é um incômodo para o gestor, porque ele não sabe o que o outro está fazendo e isso é um ponto que exige maturidade na comunicação, porque reportar é importante”, ensina Torini.

12. Faça autoavaliações

É muito importante mensurar o trabalho de tempos em tempos para avaliar a produtividade e a organização. Isso ajuda a rever o gerenciamento do tempo, a priorizar tarefas e identificar dificuldades. Com base no que for detectado, refaça seu planejamento de rotina de trabalho. Para não correr o risco de se autoenganar, Torini sugere fazer um teste de gestão de tempo elaborado por David Allen, consultor e instrutor em produtividade.

13. Crie um ambiente sigiloso

Quem opta por trabalhar em coworking deve prestar atenção à segurança das informações. Quando estiver em uma reunião online, além do fone de ouvido, o ideal é falar baixo e posicionar o computador de maneira a que as pessoas não vejam a sua tela. Quando sair da mesa, não deixe arquivos ou documentos importantes à vista dos outros e cuide de objetos como pendrive e discos rígidos.

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *