Criação de conteúdo para mídias digitais não se resume a um post de Instagram. “Conteúdo digital abrange qualquer canal digital e múltiplos formatos. Ele tem um objetivo, que é incentivar o marketing, a troca, o engajamento, gerar conhecimento da marca e venda”, define Bruno Peres, coordenador do Master Head of Digital Marketing e da Pós-graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM.
Portanto, quem trabalha produzindo conteúdo digital precisa seguir alguns passos importantes, como os 5 apontados pelo especialista. Confira:
É importante saber porque você está criando um conteúdo, quem deseja alcançar e com qual objetivo. A partir disso, recorre-se às etapas do funil de marketing para planejar a campanha:
Existem formatos de conteúdo que funcionam melhor em cada etapa do funil.
Uma campanha no Instagram pode adotar post de topo de funil para chamar a atenção para a marca ou produto, depois programar stories para o meio do funil e para a base fazer um post com foco em venda.
Não basta ter um bom planejamento sem saber usar as ferramentas de marketing digital, dominando todos os seus recursos. “Tem que estudar muito as ferramentas e testar, testar e testar, porque não é simples. Tem que saber explorar os recursos e as técnicas”, orienta Peres.
E-mail marketing: parece fácil, mas não é. Começa pelo fato de que o ideal é usar uma plataforma específica em vez de um programa de e-mail de uso cotidiano. A vantagem são os recursos profissionais para a formatação e envio de um bom conteúdo e o recebimento de relatórios que permitem avaliar o desempenho do e-mail junto ao consumidor.
Blog: não basta escrever um texto, escolher uma foto e fazer o upload. Existem técnicas de redação, edição do texto, uso de palavras-chave orientado pelo SEO, nuvem de tags, criação de links e até mesmo para o título do e-mail – que jamais deve conter preço e ser apelativo, prometendo milagres.
Redes sociais: existem macetes para fazer boas postagens e evitar problemas como reel com legenda cortada, narração pouco atraente e vídeo com formato errado.
Como já foi dito na primeira dica, todo conteúdo tem que ter um objetivo, então postar por postar não vale a pena. De maneira geral, o ideal são duas postagens semanais com uma intenção clara para manter o público conectado à marca a partir de um interesse dele pela informação divulgada. E a partir daí pode ocorrer a conversão e a efetivação de compra.
Para analisar os resultados é necessário escolher as métricas de avaliação e saber lê-las. A escolha de qual usar depende do seu objetivo e da etapa do funil.
As mais utilizadas são taxa de conversão, custo de aquisição e tíquete médio, que dão uma visão sobre o alcance da campanha em diversos canais e indicam se aumentou o número de clientes e de vendas.
Em campanhas digitais a análise avalia quantidade de visitas, tempo de navegação, conversões e taxas de rejeição. Nas mídias pagas, a métrica principal é a taxa de cliques, considerando também impressões, CPC (custo por clique) e CPM (custo por cada mil visualizações). O e-mail marketing é medido pelas taxas de abertura ou de rejeição da mensagem e quantidade de cliques nos links.