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Canais de marketing: o que são e quais os principais 

Roberta De Lucca
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Especialista explica o que são, para que servem e quais são os mais importantes 

Canais de marketing são os meios pelos quais uma empresa leva a sua mensagem até o público. Podem ser desde anúncios tradicionais em jornais ou emissoras de televisão a influenciadores digitais divulgando produtos ou serviços em seus canais digitais e redes sociais.

“Canais digitais não é um tema novo”, ressalta Bruno Peres, coordenador do Master Head of Digital Marketing e da Pós-graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM.““O que mudou foi o online, que trouxe novos canais. Ainda falta conhecimento e há uma subutilização, e as empresas precisam saber explorar o potencial de todos os canais. O importante é a marca não se limitar a um único canal.” 

A afirmação se justifica pelo fato de que atualmente não há uma linha reta no gatilho de aquisição do consumidor. Um único usuário clica cerca de 140 vezes em vários canais antes de realizar uma compra e, por esse motivo, as marcas precisam trabalhar em mais de um canal. Tudo isso para a marca alcançar o consumidor que navega em vários pontos e gerar mais confiança. 

O ponto de partida é definir os objetivos e o público alvo para depois escolher os canais. A empresa opta por dois ou três, vai testando e fazendo adaptações, que podem incluir atuar em novos canais ou abrir mão de um que não trouxe o resultado desejado e substituir por outro.  

Canais de marketing tradicional

Embora a digitalização do mundo tenha mudado a maneira como as pessoas consomem produtos ou serviços, os canais de marketing tradicionais continuam cumprindo seu papel.  

Anúncios em jornais, revistas, outdoors, televisão, rádio e cinema oferecem produtos de um jeito clássico. O cliente toma contato com a oferta e, a partir daí, busca mais informações. Geralmente, acessa o site da empresa ou outros canais de marketing digital em vez de ir diretamente à loja física, como acontecia antes da internet. 

Principais canais de marketing digital

Os canais digitais surgem e se transformam conforme a tecnologia evolui. Confira os mais importantes: 

Site

Surgiu na metade dos anos 1990 no Brasil e ainda é  a ferramenta mais importante, porque as ações de marketing levam o cliente para o site de uma marca. Por meio dele a empresa se conecta com o consumidor, seja fornecendo informações, seja vendendo seus produtos no e-commerce. 

Buscadores

Quando a internet surgiu, os buscadores eram plataformas em que o usuário digitava o que procurava e rolava várias páginas até encontrar o que desejava. Hoje, o Google, o agregador de sites mais usado do planeta, é um canal de marketing digital que trabalha para as empresas ranquearem melhor sua marca e ficarem em evidência nos resultados de busca, por meio de uma ampla oferta de ferramentas estratégicas.  

E-mail marketing

Essa mídia é muito utilizada para a manutenção do relacionamento com o cliente e para venda. Em tese, a oferta de produtos ou serviços é direcionada a quem assinou a newsletter da marca e o e-mail é um passo para a aquisição. De acordo com Peres, o e-mail marketing vem se fortalecendo novamente porque as correntes, golpes e spams que atolavam as caixas postais rumaram para os aplicativos de conversa. Além disso, é uma mídia barata e com boa taxa de aproveitamento. 

Banner eletrônico

Nasceu em 1993 e foi a primeira propaganda da internet. Veiculado da mesma maneira que os anúncios em jornais e revistas, tem alcance maior e um pouco menos de segmentação quando comparado com as mídias sociais. É amplamente utilizado por empresas com maior poder de investimento em mídia paga, especialmente no varejo. 

Redes sociais

É o canal mais utilizado no mundo, por ser um ótimo ponto de contato para levar as mensagens das marcas para o público alvo. Tem elevado poder de entrega e alcance, e, combinado com a grande capacidade de segmentação de público, pode ser orgânico ou pago e com potencial de viralização. “Mas não é bom manter a estratégia de marketing apenas nas redes sociais. A marca pode ficar vulnerável diante das transformações da tecnologia e de algoritmo, que podem mudar as coisas rapidamente”, orienta Peres.

Influenciadores digitais

Começaram trabalhando com posts patrocinados e hoje são divididos em influenciadores, especialistas e criadores de conteúdo. O criador produz material, cria uma história e fornece informações. O influencer só posta os produtos e o especialista domina um assunto específico e faz postagens sobre sua percepção da marca. “Alguns influenciadores têm alcance elevado, mas o melhor é a conexão da marca com o público alvo. Nos próximos anos esse canal vai crescer ainda mais”, comenta Peres. 

Mobile marketing

Engloba as ações push marketing que visam se comunicar com o público. A empresa envia mensagens ao smartphone do cliente por aplicativos de conversa, SMS e notificações no aplicativo da marca. A estratégia sempre visa levar o consumidor para o site, que é onde se efetiva a venda. 

Dica de leitura

Marketing Digital – Conceitos e Práticas, Mitsuru Higuchi Yanaze, Leandro Key Higuchi Yanaze e Edgar Almeida 

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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