08 de março é o Dia Internacional das Mulheres. Apesar de ser uma das datas comemorativas que movimentam o mercado, a celebração tem o objetivo de colocar em pauta as conquistas políticas e sociais das mulheres. Confira uma lista de filmes sobre o empoderamento feminino.
Como o próprio título já adianta, trata-se de um filme sobre o movimento sufragista. Ambientada no Reino Unido, no início do século 20, a narrativa acompanha a trajetória de Maud Watts, uma jovem que se envolve com um grupo de militantes feministas que está em luta contra o governo para conseguir o direito de votar. O longa está disponível na plataforma de streaming Prime Video, da Amazon.
Inspirado em fatos reais, este é um filme sobre luta racial e de gênero. A obra conta a história de três mulheres negras que trabalharam para a NASA durante a Guerra Fria e atuaram nos bastidores da operação que levou o astronauta John Glenn ao espaço. O elenco é composto por nomes como Octavia Spencer, Kirsten Dunst e Kevin Costner. A produção pode ser encontrada na plataforma de streaming Disney+.
O documentário da diretora norte-americana Johanna Demetrakas revisita fotos dos anos 1970 com a finalidade de refletir sobre a história do movimento feminista e das conquistas das mulheres por meio da trajetória de personagens variadas. A produção pode ser vista na plataforma de streaming Netflix.
Estrelada por Salma Hayek, Antonio Banderas e Alfred Molina, esta é uma cinebiografia da pintora mexicana Frida Kahlo. O filme aborda temas como a carreira, o casamento e as causas que levaram a artista a se tornar um dos principais símbolos do feminismo. O longa está disponível na plataforma de streaming Apple TV+.
Esta é uma opção para quem gosta de animações. Com o objetivo de salvar o pai doente e impedir que ele vá à guerra, Mulan, uma jovem chinesa, decide se disfarçar de homem e assumir um posto no Exército Imperial. Em 2020, a Disney lançou a versão live action do filme de 1998. Os longas podem ser encontrados na plataforma de streaming Disney+.
Neste filme, Julia Roberts interpreta Katherine, uma professora recém-formada que foi contratada para dar aulas de História da Arte em uma escola só para mulheres. De encontro com o conservadorismo da instituição, a protagonista procura incentivar as alunas a seguirem carreiras no mercado de trabalho e dedicarem os seus tempos para além do casamento. A produção pode ser vista no YouTube.