fbpx
LOADING

Digite para procurar

5 passos para aumentar a diversidade na sua empresa

Redação Trendings
Compartilhar

Processo seletivo, programas de orientação e vocabulário estão entre os tópicos de atenção para tornar uma organização mais diversa e inclusiva 

De acordo com um relatório publicado pela consultoria global Great Place to Work (GPTW), diversidade e inclusão são pautas consideradas estratégicas pelas empresas. No entanto, de 2.654 líderes e profissionais da área de recursos humanos ouvidos pela instituição, apenas 12,1% disseram que a organizam em que trabalham tem alta maturidade no tema – o que mostra que, apesar de ser um assunto relevante no ambiente corporativo, ainda há muito o que evoluir para que as empresas contribuam, de fato, para uma verdadeira e múltipla equidade.

Para te ajudar a aumentar a diversidade dentro da sua empresa, o Trendings listou algumas dicas sobre como colocar isso em prática, seja no momento de recrutamento e contratação ou até na forma como você se relaciona com os seus colaboradores. O conteúdo é baseado em um artigo publicado na Forbes – uma revista norte-americana de negócios, escrito pela orientadora de carreiras Ashley Stahl. Confira:  

1. Avalie a maneira como você seleciona e procura candidatos

O ponto de partida para aumentar a diversidade e a inclusão dentro de uma empresa é por meio do processo de seleção. Segundo Ashley Stahl, “aumentar a diversidade por meio de um programa de contratação baseado em referências se torna mais difícil e culturalmente enviesado”. Com o objetivo de evitar qualquer preconceito inconsciente e ampliar as possibilidades, Stahl recomenda a Unbiasify Chrome Extension, uma extensão gratuita do Google Chrome que permite aos usuários remover a visibilidade de nomes e fotos de sites, como LinkedIn, Facebook e Twitter. 

2. Promova treinamentos voluntários sobre diversidade

Para além da contratação, também é importante incentivar a diversidade e a inclusão entre os colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Uma forma de fazer isso é por meio de mentorias e treinamentos voluntários. “Isso muda a mentalidade de ‘sou forçado a aprender sobre isso’ para ‘estou fazendo a escolha de aparecer, portanto, devo ser pró-diversidade’”, explica Stahl. “Quanto mais informada e consciente sua equipe se tornar, mais fácil será apoiar e celebrar as diferenças. Essa prática ajudará a transformar o treinamento em diversidade de uma palestra para uma cultura”, completa.  

3. Mude o vocabulário

Outra questão muito importante quando se trata de diversidade e inclusão é o vocabulário. “Esteja ciente de como você identifica e distingue as raças em seu idioma”, sugere Stahl. “Embora um manual seja apenas uma peça do quebra-cabeça, lembre-se de que suas palavras se tornam ações. Portanto, certifique-se de que suas palavras estão redigidas corretamente”, acrescenta.  

4. Contemple todas as religiões e culturas

Embora seja difícil e quase impossível fazer com que todos os feriados sejam respeitados, existem maneiras de aumentar a diversidade cultural dentro das empresas. Entre as possibilidades, Stahl cita oferecer feriados flutuantes – datas que podem ser utilizadas para necessidades pessoais e quaisquer feriados culturais ou religiosos que não estejam definidos no calendário de feriados padrão – e meses de celebração de diferentes temas. “Organize eventos temáticos mensais para várias culturas e demografias: Mês da História Negra, Mês da História da Mulher, Mês LBGT, etc”, aconselha.  

5. Seja transparente em relação aos aumentos

A questão salarial ainda é uma pauta quando o assunto é diversidade e inclusão. Por esse motivo, Stahl reforça a necessidade de haver uma conscientização sobre essa discrepância. “Para cada função, considere postar os cargos com a faixa de remuneração média. Comunique claramente o que constitui um rendimento superior para atingir a faixa salarial de alto desempenho. Quando você transmite visualmente as informações em grande escala, isso incentiva a conscientização a fazer ajustes de acordo”, argumenta.  

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Redação Trendings

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *