Inovação

4 coisas que o filme ‘Wonka’ ensina sobre empreendedorismo

Persistência, criatividade e trabalho em equipe. Veja essas e outras dicas que a produção de Paul King dá para quem quer empreender

Por trás da fantasia, o filme Wonka levanta pautas sobre negócios e dá dicas para quem atua nesse segmento. Ao contrário das outras produções que contam a história do personagem, o longa de 2023, estrelado por Timothée Chalamet, se concentra em trazer mais informações sobre a origem do chocolateiro e sobre como ele deu início ao seu empreendimento. Confira quatro coisas que o filme Wonka ensina sobre empreendedorismo: 

1. Tenha um objetivo

Transformar uma ideia em um negócio é um processo que envolve algumas etapas e o primeiro passo para quem pensa em colocar isso em prática é ter um objetivo. Fazer esse tipo de planejamento é essencial para definir um direcionamento, desenvolver estratégias e, a partir disso, alcançar metas. Wonka, por exemplo, começou a sua história com o propósito de abrir uma loja de chocolates, e depois abriu a sua própria fábrica. 

2. Não desista na primeira dificuldade

Começar um empreendimento envolve superar desafios e o erro de quem escolhe seguir esse caminho é justamente desistir depois das primeiras dificuldades. Ao longo da narrativa, Wonka se depara com uma série de impasses e, por isso, precisa lidar com algumas frustrações. Apesar do clichê, o protagonista mostra para quem assiste ao filme que é preciso ser persistente e que os obstáculos não podem ser vistos como um empecilho. 

3. Seja criativo

Uma característica de Wonka que o diferencia de seus concorrentes é a sua criatividade. O protagonista, por meio de suas invenções, procura inovar para além do sabor como estratégia para se destacar em relação aos demais empresários do setor chocolateiro. Para isso, ele investe em formas alternativas de produzir e vender os seus chocolates — seja na composição ou na experiência que as suas produções proporcionam aos clientes

4. Escolha uma equipe para trabalhar ao seu lado

Um time organizado e engajado pode refletir de forma positiva na busca de soluções e na entrega de resultados. Os planos de Wonka para vender chocolates e abrir a sua própria loja só puderam ser concretizados depois que ele fez uma parceria com os seus novos colegas de trabalho. 

Dica extra: nunca deixe de ler as “letras miúdas” de um contrato

Seja referente a um empreendimento ou não, outro assunto que não pode ser deixado de lado são os contratos. Assinar esse tipo de documento exige alguns cuidados. Por isso, é fundamental ler o texto na íntegra e confirmar se o conteúdo está, de fato, de acordo com o que foi combinado. Wonka, por exemplo, não seguiu essas orientações e acabou se colocando em uma situação que prejudicou os seus negócios. 

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

20 horas ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

4 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

5 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.