fbpx
LOADING

Digite para procurar

Tags: ,

22 perguntas frequentes sobre CRM

Andrea Naccarati de Mello
Compartilhar

Quem traz as respostas é a consultora de marketing e professora da ESPM Andréa Naccarati de Mello

CRM é muito falado no mercado brasileiro, mas ainda carece de um melhor entendimento do que é e seus benefícios para as organizações. Por isso, reunimos aqui 22 perguntas frequentes sobre o tema.

1. O que é o CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português)?

São as estratégias, as ferramentas, os processos e os colaboradores da empresa que, conjuntamente, criarão o relacionamento com os clientes para retê-los e fidelizá-los, dentro de uma cultura “customer centric”.

2. CRM é apenas para empresas de grande porte?

Não. Qualquer empresa que possua clientes precisa criar relacionamento de longo prazo para retê-los e fidelizá-los. Ou seja: CRM é para todas.

3. Preciso implantar o CRM na minha empresa. Por onde começo?

Comece pelo objetivo de implantação do CRM. Depois, faça um diagnóstico da situação atual, mapeie as iniciativas a desenvolver, as priorize com base nos recursos disponíveis, compare opções de ferramentas de CRM, e faça POC antes de decidir por uma. Importante: busque um “quick-win” para mostrar à liderança que CRM dá resultado e gere engajamento nos passos seguintes.

4. Quais os erros na implantação do CRM?

Há vários, mas vamos  destacar três:

  1. Adquirir ferramentas sem estratégia clara de CRM;
  2. Excesso de foco em tecnologia, esquecendo-se que CRM é sobre pessoas (ou seja, também é preciso investir em treinamento);
  3. Implantar apenas o CRM operacional, não utilizando as informações de maneira analítica para gerar “insights” para a organização.

5. O CRM gera vantagem competitiva para as empresas?

Sim. Segundo pesquisa realizada pelo SENAC, 85% das empresas brasileiras não fazem pós-venda. Dentre outros benefícios para as empresas, o CRM ajuda no pós-venda através de uma comunicação personalizada, relevante e frequente, criando relacionamento de longo prazo com seus clientes.

6. Quais as principais métricas do CRM?

Depende do tipo de CRM sobre que falamos: de marketing, de vendas, ou de atendimento. Podemos citar CLV (customer lifetime value) para marketing, CAC (custo de aquisição de clientes) para vendas, CES (customer effort score), CSAT (customer satisfaction), TMA (tempo médio de atendimento). FCR (first call resolution) para atendimento, por exemplo.

7. O CRM ajuda a alavancar vendas?

Sim. O CRM atua ao longo da jornada do cliente, em diferentes momentos. Alavanca vendas pela geração de leads e conversão para clientes, pela retenção e fidelização de clientes que recompram, e pelas estratégias e execuções de cross-sell e upsell, por exemplo.

8. Quais as barreiras de implantação do CRM?

Vamos citar as três mais recorrentes: inexistência de uma cultura “customer centric”, falta de apoio da liderança, resistência das áreas da empresa.

9. Quais as principais razões para resistência de áreas da empresa na implantação do CRM?

  1. Falta de conhecimento do que é CRM e os benefícios para as organizações e para os seus colaboradores;
  2. Medo da perda de relevância (e do emprego) por conta de precisarem compartilhar informações no CRM (“quem tem informação tem o poder”).

10. O CRM de marketing atua apenas no pós-venda?

Não:  ele atua também na geração de leads qualificados (idealmente) para a área de SDR (sales development representative) e de vendas trabalharem na conversão para clientes.

11. Qual a importância da ferramenta omnichannel para o CRM de atendimento?

Quando uma empresa integra seus canais de atendimento através de uma plataforma omnichannel, ela elimina as “dores” dos clientes (repetição das suas informações, mudança de canal para atendimento etc.), melhorando sua satisfação.

12. Por que o CRM SOCIAL tem uma gestão à parte do CRM?

Pelo risco para a reputação da marca.

13. O CRM nas MÍDIAS SOCIAIS também é responsável pela postagem dos conteúdos?

Idealmente, não. As áreas de marketing e CRM SOCIAL deveriam se complementar, mas cada uma dentro da sua área de expertise. Marketing na publicação dos posts e interações/engajamento com as pessoas que elogiam a marca nas páginas das redes sociais (brand advocates), e CRM focado no atendimento para responder dúvidas e resolver problemas. Já vi empresas pequenas unificarem as responsabilidades, mas necessita-se de treinamento adequado sempre, para qualquer caso.

14. Qual a importância dos dados para o CRM?

Sem dados atualizados, enriquecidos e com o opt-in dos clientes, não existe CRM. Como criar relacionamento com os clientes se você não os conhece? Difícil, não?

15. Qual a melhor ferramenta de CRM?

A melhor é a que entrega o que a sua empresa precisa. Portanto, compare e teste antes de comprar.

16. Quais os principais canais de comunicação do CRM?

A escolha de canais depende de onde os clientes estão. Hoje, 78% das pessoas se comunicam com as marcas através do WhatsApp, segundo a pesquisa MENSAGERIA NO BRASIL, realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box.

17. Quais os benefícios do CRM?

Alguns destaques: conhecimento profundo do cliente, comunicação e atendimento personalizados, eficiência operacional, gestão do pipeline, melhora da experiência do cliente, retenção e fidelização de clientes.

18. O CRM já está implantado nas empresas no Brasil?

Mais da metade das empresas (51%) ainda não utiliza uma ferramenta de CRM para fazer a gestão de vendas, segundo pesquisa realizada pela RDStation em 2023. Grande potencial para empresas buscarem vantagem competitiva no Brasil.

19. O CRM atua ao longo da jornada do cliente?

Sim, em diferentes fases da jornada e em diferentes pontos de contato com os clientes. Da pré-venda à pós-venda.

20. Empresas que não têm o CRM implantado ainda usam planilhas para gestão de vendas?

De acordo com a Pesquisa Panorama de Vendas, da RDStation 2023, 51% das empresas brasileiras ainda não implantaram o CRM – e, dessas, 28% ainda fazem a gestão em planilhas, oferecendo uma visão limitada para o gestor, podendo também dificultar a agilidade no dia a dia da operação.

21. O CRM é importante para o resultado da área de vendas?

Sim,  segundo 51% das 1.700 respostas à pesquisa da RDStation, com profissionais de diversos cargos, dentro das áreas de vendas e empresas de diferentes portes e segmentos.

22. Na implantação do CRM da empresa, para quem o gestor deveria se reportar?

Numa fase inicial, para o CEO da empresa, para garantir neutralidade na implantação e na gestão, e suporte da liderança das diferentes áreas da empresa.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Andrea Naccarati de Mello

Consultora de marketing, escritora, editora e professora da ESPM. Trinta anos de experiência em Marketing, tendo atuado como executiva em multinacionais como Samsung, Mondelez, Unilever. É fundadora e CEO da Robecca & Co., Consultoria em Branding, CX, CRM, Inteligência de Mercado, Fidelização de Clientes e Editora.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *