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C-Level: entenda o que é e conheça os principais cargos

Roberta De Lucca
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Para ocupar um cargo C-Level o profissional deve atender a requisitos como formação acadêmica e técnica de elevado nível

O termo C-Level é utilizado para nomear os executivos que ocupam os maiores cargos em uma empresa. O “C” vem da palavra inglesa chief, que significa chefe, e “Level” quer dizer nível. Portanto, C-Level se refere aos cargos de nível C. Tradicionalmente, uma corporação nomeia seu presidente como CEO (Chief Entreprise Operations, Chefe de Operações Empresariais) e abaixo dele ficam os diretores de áreas específicas, como CMO (Chief Marketing Officer), CFO (Chief Financial Officer), e o CTO (Chief Technology Officer), entre outras funções que estão explicados mais abaixo neste texto.

“As empresas têm temas [áreas]  específicos que precisam ser liderados por especialistas e isso fez e faz surgir novas denominações de cargos de comando”, explica Paulo Freitas, coordenador do Leadership Academy da ESPM e do Master em Gestão Para Inovação ESPM-ITA. Essa flexibilidade de nomeação acontece nas organizações em que o CEO contemporâneo entende a importância da inovação para os negócios, e conduz a corporação à mudança necessária, e também nas “Mavericks”, empresas disruptivas que captaram rapidamente a necessidade de novos modelos de trabalho alinhados com a evolução tecnológica e as constantes mudanças de hábitos de consumo.

Como se tornar um C-Level

Para ocupar um cargo C-Level o profissional deve atender a requisitos como formação acadêmica e técnica de elevado nível. Outra habilidade importante é ter visão e compreensão de novos cenários, novos modelos e possuir uma mente aberta para se atualizar constantemente e se adaptar rapidamente às mudanças. Mas ser bom em hard skills não basta, porque é cada vez mais importante e esperado que essa pessoa se comunique direito, tenha sensibilidade para lidar com a equipe, seja empática, saiba ouvir e saiba conviver com todo o tipo de diversidade.

“Dos anos 90 para cá mudou muito a relação do líder com a equipe. Ele tem que ser um mentor e inspirar o time, estabelecendo uma relação de parceria. Um bom C-Level não necessariamente é bom de hard skills, mas agrega, motiva e faz a equipe trabalhar sorrindo”, define Freitas.

Quer conhecer os principais cargos de C-Level? Veja a seguir:

CEO (Chief Executive Officer)

É o cargo mais elevado de uma empresa. O diretor executivo define o posicionamento estratégico da companhia, cuidando de todas as ações relacionadas à sua administração. Cria planos de ação, orienta e mantém a equipe alinhada com os valores, a cultura e os objetivos da corporação.

COO (Chief Operating Officer)

O diretor de operações responde pela concretização do planejamento vislumbrado pelo CEO, acompanhando todas as ações e processos operacionais, produtivos e logísticos da empresa.

CFO (Chief Financial Officer)

O diretor financeiro administra e controla os recursos e as atividades financeiras da empresa. Acompanha metas , lida com os investidores e tem visão estratégica para garantir a atuação da companhia no mercado.

CTO  (Chief Technology Officer)

Não é exclusividade das empresas tecnológicas ter um diretor de tecnologia. Dependendo da natureza do negócio, é necessário um profissional especializado para coordenar os processos que a corporação deve adotar e seguir.

CIO (Chief Innovation Officer)

O diretor de inovação gerencia os processos de inovação da organização, identificando oportunidades e novas tecnologias, e concebendo as estratégias para os novos modelos de negócio e estruturas da empresa.

CMO (Chief Marketing Officer)

O diretor de marketing tem a visão estratégica necessária para gerenciar a marca e coordenar as ações para o sucesso do negócio junto ao consumidor e o mercado. Ele trabalha alinhado com o CEO e COO para a companhia alcançar o resultado desejado.

CPO (Chief People Officer)

O diretor de recursos humanos responde pelo gerenciamento dos colaboradores nos aspectos administrativos e estratégicos, que envolvem contratação, criação do plano de cargos e salários, manutenção da cultura corporativa e planejamento de treinamentos, entre outras funções.

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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