A gamificação nas empresas usa elementos de jogos no ambiente corporativo como um meio para melhorar processos, engajar pessoas e solucionar problemas, sempre com foco no objetivo de negócio, que pode ser, por exemplo, aumentar vendas ou reduzir o turnover de funcionários. “Isso vai ser a primeira premissa do que a gente vai fazer em gamificação, ela tem que atender ao objetivo de negócio”, explica Guilherme Camargo, coordenador da Pós-graduação em Game Business: Jogos Como Negócios da ESPM e partner e CEO do SX Group. “Depois é conhecer os jogadores, que é o público-alvo, e com a (definição da) persona eu posso delinear as atividades do que ela pode, deve e o que a gente quer que ela efetivamente faça”.
O público-alvo pode ser interno ou externo e a gamificação é sempre customizada de acordo com a demanda. Internamente, a ferramenta é utilizada em treinamentos de atualização profissional, como instrumento de onboard de novos funcionários e desafios de estímulo à performance de executivos, entre outras aplicações. Externamente, é um recurso de retenção e fidelização de clientes, bem como de treinamento e estímulo a parceiros e prestadores de serviço.
Lúdica e interativa, a gamificação traz resultados mais eficientes do que o modelo tradicional de treinamento, que consiste em reunir equipes em um espaço para uma capacitação muitas vezes monótona e pouco atraente para a apreensão dos conteúdos.
“Os games trazem para o mundo real. Você precisa fazer uma ação como correr, parar e pular, e isso é diferente de assistir uma série de televisão em que estou vendo a visão do diretor e estou passivo”, exemplifica Camargo. “Quando a gente traz a gamificação para dentro de um treinamento, também queremos que a pessoa que está fazendo o treinamento tenha um protagonismo maior do que só assistir PowerPoint”.
Grandes e médias empresas já adotaram a gamificação por entenderem que a ferramenta traz muitos benefícios. Para o desenvolvimento dos jogos, as corporações contratam consultorias especializadas que desenvolvem games customizados a partir do objetivo e da identificação do público-alvo.
Os benefícios do investimento nessa ferramenta são vários. Confira:
A gamificação estimula a motivação, aumentando o engajamento e a satisfação dos participantes. Para garantir essa aderência, os jogos pontuam e premiam. Os jogadores podem ganhar uma chuva de estrelas digitais quando mudam de fase ou bonés, camisetas e garrafas de água, entre outros itens.
A gamificação é eficaz para capacitar funcionários de todos os níveis, incluindo C-Level, porque a didática dinâmica torna o aprendizado mais fácil de memorizar. Nesse sentido, a ferramenta pode ser concebida para treinamento de onboarding, atualização de processos e desenvolvimento de soft skills. Tudo depende do objetivo e da meta da empresa.
As dinâmicas dos jogos promovem a colaboração entre equipes e estimulam uma competição saudável, impulsionando resultados positivos. Outra vantagem é que a interatividade e a arquitetura dos jogos facilitam a absorção e a retenção de conhecimento, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente.
As estratégias dos jogos podem atrair e manter talentos, criando um ambiente organizacional mais colaborativo e inovador. Consequentemente o turnover diminui.
A utilização de games aumenta a motivação das equipes para atingir as metas e melhorar a produtividade.
A maioria das empresas utiliza técnicas gamificadas para aumentar a interação e a fidelidade dos clientes por meio de programas de recompensa e desafios. O recurso também é uma maneira de melhorar a experiência do consumidor e, consequentemente, seu engajamento com a marca.