fbpx
LOADING

Digite para procurar

Retrospectiva 2022: veja 10 fatos que marcaram o ano

Roberta De Lucca
Compartilhar

Você sabe quais foram as músicas mais ouvidas no Spotify, o app mais baixado no mundo e a live mais vista? Acompanhe alguns highlights do ano

1. Guerra na Ucrânia

No dia 24 de fevereiro, o exército Russo invadiu a Ucrânia iniciando uma guerra. Especialistas avaliavam que o conflito seria resolvido rapidamente, mas já se arrasta por mais de 10 meses. Entre os reflexos para o mundo estão, uma crise de abastecimento de gás na Europa, muito utilizado para o aquecimento de residências, indústrias e comércio no inverno, e de combustíveis, cujos preços refletiram até mesmo no Brasil. Volodymyr Zelensky, presidente que lidera a resistência da Ucrânia, foi eleito Personalidade do Ano pelo jornal britânico Financial Times e pela revista Time.

2. Chegada do 5G ao Brasil

Em outubro foi concluída a implantação da rede 5G em todas as capitais do Brasil, antecipando o prazo estipulado pelo governo, 28 de novembro. A ativação do 5G para a internet móvel no país vai beneficiar 24% da população residente nas capitais. Segundo o Ministério das Comunicações, atualmente existem 5.275 antenas de 5G Standalone no Brasil, o dobro do mínimo previsto (2.528), e até 2025 esse número deve chegar a 6.370. A próxima fase da implantação da rede será a sua chegada nos municípios com mais de 500 mil habitantes a partir de janeiro de 2023.

3. Demissões nas startups e big techs

A crise mundial intensificada pela guerra da Ucrânia arrefeceu o aquecimento do setor de startups, atingindo, inclusive, as big techs. Tanto que no dia 9 de novembro, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona de Facebook, Instagram e Whatsapp, anunciou a demissão de 11 mil funcionários. Antes dele, startups internacionais vinham enxugando seus quadros. No Brasil, Ebanx, Kavak, Quinto Andar, Liv Up e Sum Up já haviam anunciado cortes.

4. Assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips

O assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês especializado em questões ambientais Dom Phillips, ocorrido em junho, teve uma impactante repercussão internacional. Ambos foram emboscados no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, município do Amazonas, depois de terem visitado a equipe da Vigilância Indígena no Lago do Jaburu. Pereira e Phillips foram mortos a tiros por Amarildo Oliveira, conhecido como Pelado. Também foram presos Oseney da Costa de Oliveira e Jeferson da Silva Lima. Todos foram indiciados por duplo homicídio e ocultação de cadáver. As audiências de instrução e julgamento dos réus estão marcadas para 22, 23 e 24 de janeiro.

5. Insurgência feminista no Irã

Após ser presa pela polícia moral do Irã, a curdo-iraniana Mahsa Amini morreu em decorrência de agressões físicas no dia 16 de setembro. Ela foi detida sob a alegação de que violara o código de vestimenta feminina, desrespeitando o uso do véu islâmico. A morte da jovem de 22 anos levou a uma onda de manifestações pela liberdade das mulheres no país e contra o rigor do regime islâmico, que resultou na morte de mais de 300 pessoas. No dia 3 de dezembro, o governo do Irã anunciou a extinção da polícia moral e se comprometeu a reavaliar a obrigatoriedade do véu pelas mulheres.

6. Morte da Rainha Elizabeth

No dia 8 de setembro, o mundo recebeu a notícia da morte da Rainha Elizabeth II, a monarca que permaneceu por mais tempo no trono do Reino Unido. Durante 70 anos ela conviveu com 14 primeiros-ministros e ao longo do tempo conquistou a memória afetiva de muitas pessoas em todo o mundo. Cerca de 500 chefes de estado foram convidados para o funeral da rainha, que contou com a participação dos reis da Bélgica e da Espanha, dos presidentes dos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Brasil, Coreia do Sul e da França, entre outros países. Com a morte de Elizabeth II, o trono passou para seu primogênito, Charles, de 74 anos, que será coroado no dia 6 de maio de 2023 como Rei Charles III.

7. Lula presidente do Brasil

Em uma disputa apertadíssima de segundo turno, Luis Inácio Lula da Silva venceu Jair Messias Bolsonaro e se tornou presidente do Brasil pela terceira vez. Lula obteve 50,90% dos votos e Bolsonaro 49,10% – uma diferença de pouco mais de 2,1 milhões de eleitores.

8. Compra do Twitter por Elon Musk

Depois de meses de negociações, Elon Musk, CEO da Tesla, diretor da SpaceX e presidente da Solar City, concluir a compra do Twitter no final de outubro por 44 bilhões de dólares. Sua primeira medida como dono da empresa foi demitir vários funcionários da empresa, inclusive o CEO.

9. Copa do Qatar

O Qatar se tornou o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo de futebol. Essa edição do evento, realizado pela primeira vez entre novembro e dezembro, ficará marcada pelas inovações tecnológicas, como internet 5G, sensores na bola e nos uniformes dos jogadores para medir sua frequência cardíaca, temperatura e movimentos. Não bastasse isso, a FIFA criou o app FIFA Player, que fornece relatórios individuais sobre o desempenho dos jogadores durante as partidas, contendo velocidade média e máxima, lances bem e malsucedidos e posição de jogo, entre outras informações.

10. Live mais assistida no YouTube

O streamer brasileiro Casimiro Miguel bateu o recorde mundial de público transmitindo a partida entre Croácia x Brasil no YouTube. 6,9 milhões de espectadores simultâneos acompanharam a eliminação da seleção canarinho. O recorde anterior também era de Casimiro: 4,8 milhões de espectadores simultâneos assistiram ao jogo entre Brasil e Suíça também pela Copa do Qatar.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *