Negócios

Startups e grandes empresas: uma parceria em que todo mundo ganha

De um lado, organizações tradicionais buscando agilidade e inovação. Do outro, startups que querem investimentos, consultoria e capacitação

Com estruturas mais complexas e cultura consolidada, organizações tradicionais têm mais dificuldade de implementar mudanças ante às exigências do mercado — algo que as startups fazem com muita agilidade. Por isso, uma das estratégias de inovação das grandes empresas é absorver a inteligência e a cultura comuns às startups. Como? Se aproximando dessas empresas com programas de parceria e instalando algumas de suas áreas em coworkings.

“É a terceirização do processo de inovação— seja em um departamento específico da empresa ou operando de forma separada. Em contrapartida, as grandes organizações oferecem às startups, além do aporte financeiro, estrutura, consultoria e capacitação necessárias ao ciclo de inovação”, explica Caio Bianchi, coordenador do DB Lab (Digital Business Lab) da ESPM.

A inovação não pode parar

Em todo o mundo, startups com potencial de crescimento recebem aportes milionários e passam por aceleradoras e incubadoras de grandes empresas. Algumas delas vão tão bem que acabam se tornando unicórnios (negócios avaliados em US$ 1 bilhão ou mais).

“Um grande desafio de uma startup quando está crescendo (tornando-se uma grande empresa) é manter a liquidez para transformar seu modelo de negócio — escalável —para efetivamente ser um negócio que lucra”, explica Bianchi. “Um exemplo é o Uber, que é escalável, porém ainda não traz margem de lucro e opera ainda no vermelho. Mesmo “grande” e lucrando, atitudes como entrega rápida e atendimento humanizado continuam superválidas, fazem parte do foco! Afinal, foram elas os grandes diferenciais desse modelo e que fizeram o negócio dar certo.”

No entanto, alguns fatores podem barrar o processo de inovação desse modelo de negócio, levando à morte das startups. “Problemas de gestão, que vão da falta de capital à baixa profissionalização, e a demora na entrega da solução para o mercado são os principais motivos.”

Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

3 dias ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

6 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

7 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.