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UX Writing: o que é, como funciona e quais as vantagens

Roberta De Lucca
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Entenda para que serve e porque essa ferramenta é importante para melhorar a experiência do usuário 

Atualmente, quase tudo o que uma pessoa lê no ambiente digital passa pelo UX Writing. Mas o que é isso? Vamos começar pela sigla, que significa user experience (experiência do usuário). Associada ao “writing” (escrita), nomeia uma técnica de escrita que consiste em usar palavras simples, redação objetiva e clareza de informações para facilitar ao máximo a experiência do usuário de uma plataforma.

Mas, para entender o que é e como funciona UX Writing na prática, é preciso compreender a diferença entre isso e copy writing. O copy consiste em redigir textos como os de sites de notícias, blogs, informações corporativas e todo  tipo de conteúdo que informe. Já o UX Writing se refere a microtextos como os de menus de sites e apps, formulários, botões e outros recursos de texto para orientar a navegação, além de chatbot. 

“O trabalho de UX Writing é desenvolvido para proporcionar tranquilidade na navegação a partir da clareza das informações”, explica Magerson Bilibio, professor de UX Writing em cursos de extensão da ESPM. “E as empresas que se preocupam com isso sabem que é importante facilitar a vida dos clientes.” 

UX Writing na prática

Na prática, significa, por exemplo, explicar “antes” de cadastrar uma senha em um site ou app que ela deve ter letras (uma delas maiúscula), números e caracteres especiais. Assim evita-se o incômodo de a senha ser recusada porque não se encaixa no padrão necessário. “Se o usuário sabe o que tem de fazer, ele faz certo de início e não se irrita porque a informação veio depois”, comenta Bilibio. O resultado disso é a satisfação do cliente e a conclusão da compra ou contratação do serviço, que é o que as empresas desejam. 

Como é o trabalho do UX Writer

Para que tudo funcione bem, o UX Writer tem que conhecer a persona para quem a plataforma se destina – e levar em conta que sempre há mais de uma persona. É importante entender quem são essas pessoas, como pensam, como veem um site ou aplicativo e como leem as informações. Nesse sentido, a linguagem tem que ser simples e sem palavras rebuscadas para facilitar o entendimento. Também é importante pensar se é empírico para o usuário que um ícone com três tracinhos horizontais seja o “menu”, ou se é necessário escrever a palavra abaixo do ícone para ajudar a compreensão. 

A mesma ideia serve para a descrição de um produto em um e-commerce. “Se você faz um site específico para profissionais do setor químico e escreve cloreto de sódio, ok, porque eles sabem o que é”, exemplifica Bilibio. “Mas no site de um mercado ou empório é mais fácil escrever sal.” Segundo o professor, a observação frequente do comportamento do usuário, mesmo em sites ou aplicativos bem conhecidos, é necessária para que sempre haja adaptações para melhorar a experiência. Afinal, estamos falando de user experience 

O objetivo é entregar tudo pronto

Para exemplificar, Bilibio cita quando o Instagram iniciou a publicação de posts com áudio. No período de lançamento do recurso, um microtexto ensinava o usuário a clicar no ícone para ouvir o som. Hoje isso já não é mais necessário e o ícone do alto falante apenas sinaliza se o som está ligado ou não.  

“O objetivo é entregar tudo pronto para que a pessoa não precise pensar no que tem de fazer”, reforça o especialista. Por conta disso, a atuação da equipe de UX Writing é muito estratégica e requer profissionais que se coloquem no lugar do usuário para resolver ou evitar problemas durante a navegação. Além disso, é preciso que mantenham relação estreita com a equipe de UX Design, que é responsável pela interface do site ou app, pois o profissional de texto pode sugerir uma alteração visual ou a criação de um microtexto para melhorar a usabilidade. 

É preciso interpretar dados

Também é função do UX Writer fazer adaptações constantes para sempre facilitar a navegação, a partir da análise constate dos dados de comportamento nas plataformas. A observação de como as pessoas navegam permite descobrir porque X indivíduos não concluem a aquisição quando chegam em determinada etapa do site, enquanto outros X finalizam a compra.  

Bilibio cita um exemplo comum em e-commerce, que é o botão “continuar”. Muitas vezes a pessoa já conferiu os itens do carrinho, inseriu os dados do cartão de crédito e dá de cara com o botão “continuar” em vez do “finalizar” e fica na dúvida sobre o que fazer. “Para quem faz o site, pode parecer óbvio que “continuar” finaliza a compra, mas para muitos usuários isso não faz sentido. Por isso é importante o profissional de UX Writing estar sempre atento aos indicadores de usabilidade e às métricas do site ou aplicativo e fazer alterações sempre que necessário”, explica. 

Requisitos para ser UX Writer

Para trabalhar com UX Writing é importante gostar de escrever e de trabalhar em equipe, ter empatia e se colocar no lugar do usuário para entendê-lo e traduzi-lo, ter curiosidade de aprender sobre tecnologia e seus recursos e também sobre o negócio do cliente, além de saber ler e interpretar dados. Esse conhecimento é adquirido em cursos oferecidos a qualquer profissional interessado no tema.  

Segundo Bilibio, além de jornalistas e redatores, há grande procura por publicitários e bibliotecários – ou até mesmo arquivistas e pessoas em transição de carreira. “Quando comecei a trabalhar com isso, não havia cursos e aprendi lendo muitos livros estrangeiros, mas a possibilidade de fazer um curso é o melhor caminho para aprender, porque ensina a pensar estrategicamente”, conclui. 

Salário médio

UX Writer R$ 4,9 mil 
 
Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil em 19 de janeiro de 2023 

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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