Carreira

5 dicas para quem quer trocar de emprego

Coordenadora nacional de Carreiras e Mercado da ESPM lista 5 passos fundamentais para quem pretende mudar de empresa

Trocar de emprego tem algumas variáveis que devem ser levadas em conta antes de se tomar uma atitude. “O primeiro ponto é se perguntar qual é o motivo que faz a pessoa pensar em sair da empresa”, comenta Adriana Gomes, coordenadora nacional de Carreira e Mercado da ESPM. Os fatores podem ser muitos: salário, localização da empresa, modelo de trabalho híbrido ou presencial, interferência do trabalho nas relações familiares e, claro, a busca por uma empresa maior que possibilite a ascensão profissional. 

Também existem fatores situacionais que são importantes de considerar. Uma reação ou comentário de alguém pode ser como uma gota d’água que desencadeia uma reação mais abrupta, como a vontade de mudar de emprego. É importante prestar atenção aos sinais ao longo o tempo, porque estresse e cansaço não surgem de um dia para o outro. De repente, nem é o caso de sair da empresa. Mas quando a decisão está tomada, Adriana dá 5 dicas bem pontuais para fazer uma boa transição. 

1. Entenda o que o mercado quer

Faça uma boa pesquisa na sua área para se inteirar sobre o que o mercado está buscando para a sua posição, consultando sites de vagas de emprego como Catho, LinkedIn, Glassdoor ou Indeed, entre outros. “Isso ajuda a pessoa a fazer uma análise bastante honesta daquilo que ela tem e sabe e comparar com o que mercado está pedindo. Se necessário tem que estudar para se encaixar nas expectativas do mercado”, orienta Adriana. 

2. Faça um plano de autodesenvolvimento

Com base na análise das necessidades do mercado e da identificação de seus pontos mais fracos, faça um plano de autodesenvolvimento da competência que você não tem ou precisa melhorar e lapide essa habilidade. Além disso, é sempre válido desenvolver outras capacidades que a vaga não pede, mas que são úteis para o trabalho de maneira geral. 

3. Capriche no currículo

Dependendo de como estiver seu currículo, vá além de atualizar as informações. Refaça o documento para que ele reflita o que você tem de melhor a oferecer frente ao que o mercado pede. Destaque suas melhores qualidades técnicas e comportamentais. 

4. Mantenha sua rede de contatos ativa

Não basta conhecer as pessoas e não cultiva o networking constantemente. Quem mantém uma rede de contatos ativa pode comunicar sua intenção de mudar de emprego e de busca por novas oportunidades. “Essa rede é importante porque muita gente muda de empresa por indicação”, afirma Adriana. 

5. Estude bem as possibilidades

Para não trocar “seis por meia dúzia” e acabar indo para uma empresa semelhante a que estava anteriormente, pesquise a fundo a cultura das corporações. Navegue pelos sites, procure reportagens sobre as empresas, leia entrevistas e o LinkedIn dos executivos, procure referências e se possível converse com quem trabalha ou já trabalhou lá, para não fazer uma troca às cegas.  

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

21 horas ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

4 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

5 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.