Quais são os desafios de liderar uma equipe? Como manter um time motivado? A tecnologia ajuda ou atrapalha nesse contexto? Esses e outros questionamentos deram origem a diferentes livros sobre gestão de pessoas. Você se interessa por esse tema? Edna Rodrigues Bedani, professora nos cursos de MBA e pós-graduação da ESPM, e Fátima Therezinha Motta, professora dos cursos de graduação, extensão e pós-graduação da ESPM, listaram alguns títulos que podem despertar a sua curiosidade. Confira:
Foi eleito um dos melhores livros de 2019 pela Bloomberg. Brené Brown expõe os desafios de quem assume cargos de liderança e dá dicas de como superar situações consideradas difíceis. Em um cenário em que a tecnologia e a inteligência artificial ganham cada vez mais espaço, ela sugere desenvolver empatia e conexão humana.
Como o título adianta, esse livro tem a finalidade explicar como criar segurança psicológica no ambiente de trabalho por meio do incentivo da expressão de ideias dos colaboradores. Segundo a sinopse, a obra promete ser um guia prático sobre como criar uma cultura de conhecimento e inovação dentro das empresas.
Se concentra em mostrar como a singularidade dos talentos que formam uma equipe pode ser uma estratégia eficiente no processo de otimizar o fluxo produtivo e atingir resultados. “Aprenda como maximizar seu tempo e os talentos que o cercam em um método prático, simples e revolucionário”, diz um trecho da sinopse.
Foi escrito com a missão de apresentar tudo o que um gestor precisa saber sobre como criar e sustentar uma empresa de alto rendimento. Entre os assuntos abordados, estão os indicadores que devem ser usados para aumentar a eficiência de uma empresa, como manter o foco constante, e a importância da motivação e treinamento.
Explica como grandes empresas utilizam o ambiente digital para obter vantagens estratégicas. Entre os temas explorados, estão como se relacionar melhor com os clientes, criar uma visão digital, administrar e aprimorar atividades, além de um passo a passo sobre como os líderes podem promover a transformação digital em suas empresas.
Tem o objetivo de ensinar como líderes podem construir equipes seguras e confiantes. A partir de exemplos, Simon Sinek mostra como certos ambientes criam circunstâncias para que equipes se tornem seguras e confiantes para prosperar e aproveitar oportunidades.
Tem o intuito de estimular uma reflexão sobre autogestão. De acordo com a sinopse, a ideia é que o livro funcione como uma espécie de guia para os líderes que desejam aprender a antecipar e até mesmo a criar cenários, como também possibilitar a prática de técnicas e habilidades de autogestão.
Trata-se de uma fábula sobre liderança. A narrativa acompanha Kathryn Petersen, uma CEO que precisa gerenciar um grupo de executivos que é desunido a ponto de afetar a empresa. Ao longo da história, o autor também oferece instruções sobre como superar os obstáculos que minam o trabalho em grupo.