fbpx
LOADING

Digite para procurar

Como criar uma startup: confira um passo a passo

Roberta De Lucca
Compartilhar

Especialista explica tudo o que você precisa saber para tirar a sua ideia do papel e colocar seu produto ou serviço no mercado

O #Trendings conversou com Leticia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM, para entender como criar uma startup. “Existem caminhos certeiros para as coisas darem certo quando se projeta uma startup e é importante cumprir as etapas”, diz a professora. É um processo trabalhoso, que consiste em muita pesquisa para entender o mercado e o consumidor, além de demandar boa carga de resiliência para fazer mudanças e até mesmo desistir de uma ideia e partir para outra completamente diferente. Confira a seguir o passo a passo feito com o auxílio da especialista:

1. Pesquise o mercado

De maneira geral o empreendedor quer criar um produto ou serviço inovador ou que resolva um problema. Partindo desse princípio, o primeiro passo é pesquisar o mercado. Observar a concorrência e identificar como ela se comporta, que caminhos percorreu e onde errou e acertou. A análise também passa por entender as dores do cliente e tentar se diferenciar, resolvendo um problema ou oferecendo uma possibilidade que pode atrair o consumidor.

2. Busque capital

Existem várias fases para buscar investidores, desde a seed money, para o desenvolvimento inicial do projeto, até a de venture capital, mais avançada, de expansão da organização. Quanto menos você depender de investidor na fase inicial, melhor. Então, se tiver recursos próprios use o seu dinheiro. Mas também é importante entrar em redes de contatos, acessando plataformas como a Maverick Ventures, que fazem a ponte para você conhecer pessoas e empresas interessadas no seu negócio como investidores seed money, venture capital e angels, por exemplo. Estar em uma incubadora ou aceleradora de negócios também ajuda muito nesse processo, porque é uma vitrine que te coloca em contato com outro universo.

3. Aprofunde-se no segmento

Definido o produto ou serviço, chega o momento de se tornar um profundo conhecedor do mercado em que se pretende entrar. Fazer cursos, participar de eventos, seminários e workshops, conversar com quem entende e está no segmento há muito tempo e levantar dados do setor são mandatórios. Nessa fase do desenvolvimento do projeto é importante saber o que os clientes querem, o que falta resolver e como criar um produto ou serviço diferenciado da concorrência.

4. Crie o protótipo e faça testes

A testagem do produto/serviço é um processo superimportante, onde tudo deve ser levado em conta. Depois que o público foi definido é hora de fazer testes pesados, com 100 ou 200 pessoas para saber todas as suas impressões. O ideal é conversar com os clientes para ir a fundo em seus sentimentos de necessidade, atendimento de expectativas, descontentamento, frustrações e especialmente para entender o que seria ideal para resolver um problema ou desejo do consumidor. Aqui é preciso fazer perguntas bem abertas para deixar a pessoa falar ter uma escuta muito ativa, falar pouco e ouvir muito para não induzir as respostas.

5. Considere o feedback dos consumidores

A voz do cliente vai direcionar todas as adaptações necessárias para o projeto. Nesse ponto, ativa-se o botão da resiliência para lidar com eventuais frustrações de ter de encarar o fato de que a ideia que você achava sensacional não é tão boa assim. As alterações podem ser de diversas naturezas, como mudar a embalagem para algo mais prático ou sustentável, mudar o sabor ou até mesmo concluir que o mercado não se interessa pelo que você pretende oferecer.

6. Leve o produto ao mercado

Separe sapatos com solas grossas porque chegou a hora de bater de porta e inserir o seu produto no mercado. Deixe a timidez em casa e coloque a cara na rua. Vá até os locais com uma proposta comercial que tem a ver com o seu produto e mostre o que você faz. Se não interessar, converse com o proprietário ou gerente para entender o que as pessoas procuram e como são as vendas dos concorrentes. Pesquise exaustivamente.

7. Faça a gestão dos clientes

Com o produto já lançado, vem a fase de gestão dos clientes. É importante verificar com frequência o nível de satisfação do cliente, oferecer novos produtos e investigar suas demandas. Pode acontecer de você descobrir que muitas pessoas vão à loja em busca de algo que o lojista não tem e isso pode se transformar em uma nova oportunidade de negócio.

8. Controle os gastos

Não é raro os empreendedores se perderem na gestão financeira da empresa. Tem de ser rotina diária atualizar planilhas de compra de materiais e venda de produtos, de entrada e saída do estoque, rupturas, encomendas e do fluxo de caixa em si. Esse processo tem de ser bem criterioso para o controle de todos os custos a fim de o empreendedor saber para onde vai o dinheiro.

9. Fique de olho no mercado e na concorrência

Você pode ter tido uma ideia inédita, mas em algum momento ela vai ser copiada. Ou você pode ter aperfeiçoado um produto ou serviço e bateu na concorrência, mas em algum momento a sua solução vai ser  . Para essas duas situações a orientação é a mesma: sempre acompanhe os movimentos do mercado, o comportamento dos clientes e a concorrência. São eles que dão as pistas para o que pode ser melhorado e o que pode ser criado para suprir demandas.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *