Negócios

Como fazer análise SWOT

Especialista explica o que é, para que serve e como usar essa ferramenta de gestão de planejamento estratégico

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada no planejamento estratégico das empresas. Para você entender o que é e como fazer análise SWOT, o #Trendings conversou com Artur Vasconcellos, coordenador de Pós-Graduação e Educação Continuada da ESPM em Porto Alegre. “A análise SWOT é um momento de síntese analítica, o resumo de uma etapa de um planejamento de qualquer natureza, seja estratégico, negócios ou plano de marketing”, explica. Na prática, significa que as corporações recorrem a esse recurso para fazerem um diagnóstico da sua capacidade e do mercado, a fim de desenvolverem o planejamento necessário para suas ações vingarem.

O trabalho é feito em cima da matriz de análise SWOT (veja a ilustração abaixo), que identifica as ameaças e oportunidades do mercado e as forças e fraquezas internas da companhia. Essa matriz é dividida em quatro quadrantes e cada um se refere a uma das letras da sigla em inglês:

Como fazer análise SWOT

A primeira etapa é buscar dados de diagnóstico e análise do mercado. Ou seja, a avaliação é da porta da empresa para fora, mirando os fatores externos: o segmento, os clientes e sua jornada de compra, os concorrentes, os fornecedores e o macroambiente, que é tudo o que pode afetar o negócio – política, economia e clima, entre outros.

O passo seguinte é a análise dos fatores internos, que olha para as competências, as forças ou potencialidades, as fragilidades e os pontos de melhoria da empresa. “A análise e a síntese dessa etapa analítica projetam numa só visão qual é o resumo do ambiente interno, e seus pontos fortes e fracos, e do ambiente externo, sinalizando oportunidades e ameaças”, explica Vasconcellos.

Todos esses pontos são discriminados nos quadrantes da matriz de análise SWOT, que sintetiza os cenários interno e externo e traz a essência do que deve ser considerado para a tomada de decisão. Na matriz são apontados os pontos fortes, que são as situações favoráveis e oportunidades no ambiente externo e interno, e os pontos fracos, que dizem respeito a situações desfavoráveis internas e ameaças desfavoráveis externas.

Como fazer a matriz SWOT

O trabalho é simples de executar e aplicar, mas tudo depende da busca pelas informações corretas. Para evitar erros, o professor lista o caminho das pedras:

1. Defina o objetivo e monte a equipe

A partir da definição do objetivo do planejamento ou projeto monta-se um grupo de trabalho, com a determinação de quem faz o que e em quanto tempo. No decorrer do trabalho o grupo analisa os dados e seleciona o que é relevante para desenhar os cenários interno e externo

2. Não aposte só no seu feeling

Vasconcellos frisa que, mesmo conhecendo bem a companhia e o mercado, os gestores não devem fazer a análise dos cenários com base só no conhecimento e feeling, porque é um processo de investigação e pesquisa que demanda ouvir clientes, experts do setor e fazer pesquisas, entre outros fatores. Essa busca gera muitos dados e o trabalho é justamente se valer deles para extrair as informações corretas.

3. Onde coletar os dados

Os dados podem ser coletados na empresa junto a gestores, vendedores e pessoas-chave, além do próprio banco de dados da corporação, e também na internet. O ambiente digital tem vasto acervo de informações sobre pesquisas, análises de

tendências e concorrência e relatórios. Uma boa análise também contempla ouvir clientes, potenciais clientes, fornecedores, vendedores e especialistas do setor.

4. Respeite a cultura da empresa

A análise SWOT não é receita de bolo, nem fórmula mágica. É um processo de trabalho que se baseia na matriz e pode incluir fases de cocriação até mesmo com atores externos, como fornecedores. Portanto, ela está sempre alinhada com a cultura da empresa e os recursos de análise são customizados de acordo com a natureza do negócio.

5. O que escrever na matriz

A matriz de análise SWOT direciona a tomada de decisão e a formulação das estratégias, já que apresenta o resumo dos cenários interno e externo. O que for escrito na matriz são os pontos fundamentais para o direcionamento do trabalho, que são discriminados em poucas palavras e com muita objetividade. Assim, sempre que os envolvidos no projeto olharem para esse quadro eles entendem rapidamente o que deve ser trabalhado.

6. O que acontece depois que a matriz está pronta

Com todos os pontos identificados pela análise SWOT, o passo final é a formulação do projeto e sua execução, a partir de um bom planejamento estratégico. Ele leva em conta as forças e oportunidades e as fraquezas e ameaças dos ambientes internos e externos. Se essas informações forem bem captadas, maiores são as chances de sucesso.

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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