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Mercado de luxo: executivos falam sobre desafios e oportunidades

Carolina Ferraz
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CEO da Dengo Chocolates, fundadora da Paola Vilas Joias e coordenadora de Comunicação da Granado debateram o tema no Summit de Luxo ESPM  

Na contramão do efeito que a pandemia de covid-19 teve para a maioria dos negócios, o mercado de luxo apresentou um crescimento durante esse período. De acordo com um levantamento feito pela FashionUnited em parceria com a Infracommerce, o setor teve um aumento de 93% só no ano de 2020. A gestão de negócios de luxo e a internacionalização de marcas brasileiras que atuam nessa área foram as pautas de um dos painéis do Summit de Luxo ESPM. O evento contou com a participação de Estevan Sartoreli, fundador e CEO da Dengo Chocolates, Paola Vilas, fundadora e CEO da Paola Vilas Joias, e Priscilla Azevedo, coordenadora de Comunicação da Granado. Confira as dicas dos profissionais para quem quer atuar nesse mercado.  

Tenha um propósito

“Para mim, o luxo deve ser criado para gerar conexão e gerar emoção. Eu sempre coloco a intenção nas minhas peças de que elas sejam iniciadoras de conversas”, diz Paola sobre promover engajamento por meio de propósitos. “O meu universo é muito além de um universo visual. Ele fala sobre esse meu principal propósito que é repensar e, de fato, questionar o feminino no dia a dia”, acrescenta. Mais do que campanhas sobre assuntos variados, os palestrantes recomendam incrementar iniciativas efetivas, como gerar renda decente para pequenos e médios produtores, apoiar causas de conservação da natureza, e incentivar a diversidade e a inclusão. 

Não deixe sua marca parar no tempo

Na opinião dos profissionais, um dos desafios da gestão de negócios de luxo é lidar com tradição e inovação principalmente quando a marca já é consolidada no mercado. “A gente tem o desafio constante de ser uma marca de 152 anos, mas que está se atualizando. O nosso desafio nesses 152 anos é todo dia fazer algo diferente e muito focado na experimentação”, explica a coordenadora de Comunicação da Granado. “Você não vai fazer a diferença fazendo as mesmas coisas”, completa Estevan.

Invista em experiências

Segundo os profissionais, outro ponto que não deve ser ignorado por quem administra um negócio é a experiência do cliente. “Para a gente da Granado, luxo é também um pouco de experimentação e personalização. Quando a gente pensa no cliente, a gente pensa no cliente como único”, comenta Priscilla. “O luxo é feito no detalhe. Luxo é conexão, é acessar sentimentos, é uma experiência que necessariamente deve se expandir, seja um hábito no dia a dia ou uma consciência mais elevada sobre alguma questão do contemporâneo”, afirma Paola. “Lojas bonitas e propostas de valor interessantes atraem, mas o que retém e faz voltar são experiências via atendimento. E para que a gente seja bem atendido, a gente precisa valorizar o ser humano”, finaliza Estevan.

Reconheça as suas origens

“Os processos de internacionalização de marcas passam, sem dúvida, por a gente ter orgulho das nossas origens”, comenta Estevan sobre o que é preciso fazer para conquistar espaços comerciais fora do contexto nacional. “O novo luxo não é do excesso, é da simplicidade. É ser genuíno, mostrar a sua essência, mostrar as suas raízes. Isso engaja as pessoas”, adiciona. Além disso, os palestrantes reforçam que conhecer os hábitos de consumo dos clientes e manter um relacionamento com essa comunidade também são passos importantes nessa trajetória. “A gente começa a entender, a gente começa a conhecer o nosso público, o hábito de consumo, para depois alçar voos maiores”, afirma Priscilla.  

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Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

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