fbpx
LOADING

Digite para procurar

Cuidado com o saudosismo profissional

Jorge Tarquini
Compartilhar

É muito fácil confundirmos mudanças necessárias nas corporações e nos negócios com o bom e velho “antes é que era bom”…

Em 2011 fui convidado a entrar na ESPM para coordenar a Pós-Graduação em Jornalismo em São Paulo. A escola era bem diferente do que é hoje: no tamanho, na quantidade de cursos, na estrutura administrativa – até o nome do prédio que abrigava os cursos de Pós, que antes era chamado de JT, por ficar na Rua Joaquim Távora, e agora se chama ESPM Tech.

Fiquei encantado quando vi que, no andar que abrigava a direção da escola e as coordenações dos cursos, havia uma cozinha e uma funcionária que, todos os dias, preparava almoço, lanches, nos servia café. Sim, éramos mimados. Mas isso acabou pouco mais de um ano depois.

E a razão era clara: o número de cursos se multiplicou exponencialmente, assim como os coordenadores que deixaram de ter mesas e baias próprias para dividir mesões e computadores (já que quase nunca estavam todos por lá nos mesmos dias e horários). A estrutura de apoio à direção acadêmica igualmente cresceu, bem como os times administrativos. Não fazia mais sentido o clima de “vila” e de camaradagem entre vizinhos que existia.

Era bom? Claro. Era viável? Não mais… Entendam: não estou dizendo para não termos saudades de determinadas coisas que foram deixadas para trás. Convido você a simplesmente guardar e curtir essas lembranças e, ao mesmo tempo, entender que as mudanças serão capazes de criar outras novas (ou você acha que alguém que entrou na sua empresa hoje não vai achar, em 10 anos, que “antes” – ou seja, este exato momento – era mais legal?).

Fazendo um exercício de comparação, vejo que, hoje, em termos de gestão, por exemplo, a ESPM avançou muito. Como é mais fácil percebermos aquilo que “perdemos” e somos expostos de modo mais natural às novidades, nossa tendência é mesmo dar pesos diferentes para cada coisa. Mas eu garanto: sempre teremos novas coisas que “antes eram mais legais”.

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Tags:
Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *