fbpx
LOADING

Digite para procurar

Dificuldades de readaptação ao velho normal

Jorge Tarquini
Compartilhar

Diante da volta cada vez mais próxima ao sistema presencial de trabalho, reuniões, aulas etc., o que mais te preocupa?

Em diversos lugares, mesmo que a pandemia não tenha sido debelada, o avanço da vacinação tem funcionado como “seguro-fiança” para o fim de algumas restrições, como horários de funcionamento ou capacidade de espaços como restaurantes, escritórios e escolas. Para quem ainda estava no “modo remoto” para todas as atividades, é hora de “retomar”.

O que poderia parecer uma redenção, para muitos tem se tornado motivo de preocupação e sinal de como a pandemia e o isolamento afetaram psicologicamente muitas pessoas.

Há os que estão sentindo até um certo pânico de sair de casa, de retomar o contato presencial com outras pessoas – e que ainda temem o contágio e a possibilidade de levar o vírus para casa.

Não faltarão os que já imaginam a piora na qualidade de vida com o tempo que vão “perder” nos deslocamentos, no trânsito. E com a ansiedade de ter de se alimentar fora de casa – o que exige retirar a máscara para poder comer…

Existem outras questões mais prosaicas: acostumados a se esparramar livremente com a liberdade de chinelos, nossos pés certamente se expandiram lateralmente sem os limites dos sapatos – o que certamente vai causar um desconforto inicial. Ou a sensação estranha de ter de voltar a vestir calças, envelopando pernas que se acostumaram plenamente à exposição das bermudas.

Na “nova contabilidade” do “vale a pena?”, até o que inicialmente pareceu um “martírio”, como trabalhar em casa, com filhos, cachorros e vizinhos barulhentos ao redor, ou fazer chamadas de vídeo sem fim parecem fazer mais sentido do que ter de “ir trabalhar” – pois trabalho é o que “eu faço” e não o lugar “onde faço”.

Bem, pode ser que você leitora, você leitor, faça parte daquele grupo que não pensa nada disso e nem sente nada parecido com o que descrevi aqui. Sorte sua. Só não pense que os que estão na outra ponta estejam de mimimi…

LEIA TAMBÉM:

Não ao “novo normal”, sim a um normal de verdade

Mundo pós-pandemia: as previsões de especialistas de diferentes áreas

Como a pandemia afeta os negócios internacionais e o que esperar da retomada

Tags:
Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *