Tecnologia

Conheça 9 tecnologias que estão mudando o mundo

Metaverso, 5G, blockchain, inteligência artificial, internet das coisas. Veja essas e outras tecnologias e confira conteúdos para se aprofundar

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil terá uma demanda de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025. Para te atualizar sobre as novidades desse campo, o Trendings preparou uma lista com tecnologias que estão mudando o mundo. Ao final de cada item, você encontra um link para se aprofundar.

Inteligência artificial (IA)

É um ramo da ciência da computação que tem como objetivo estudar, criar e empregar máquinas para realizarem atividades de maneira autônoma, simulando capacidades humanas, como a de raciocinar e tomar decisões. Um dos resultados da sua aplicação é o aumento da produtividade em diversos setores e a melhoria do gerenciamento do tempo. Confira mais informações em Tudo o que você precisa saber sobre inteligência artificial.

Algoritmos

Podem ser definidos como programas de computador que seguem um conjunto de etapas para fazer análises estatísticas. São capazes, por exemplo, de traçar o perfil de um usuário com base em suas buscas na internet e dizer o que ele precisa naquele momento, sendo assim uma importante ferramenta para campanhas publicitárias. Entre outras áreas, são utilizado em redes sociais, serviços de streaming e aplicativos. Saiba mais em O que é um algoritmo e como influencia nossas escolhas.

Realidade virtual e realidade aumentada

Apesar dos nomes parecidos, essas tecnologias não devem ser tratadas como sinônimos. Enquanto a realidade virtual (VR) leva os seus usuários para um novo ambiente, criado por um computador, a realidade aumentada (AR) promete uma extensão ao mundo real por meio de projeções de conteúdos digitais. Saiba mais em Realidade virtual e aumentada: especialistas explicam a diferença e dão exemplos de suas aplicações.

Metaverso

De maneira simplificada, trata-se de um universo virtual que permite a interação de várias pessoas ao mesmo tempo e que, eventualmente, pode contar com a ajuda de dispositivos, como óculos VR e pulseiras inteligentes, para ampliar a experiência dos seus usuários. O conceito ganhou popularidade depois que Mark Zuckerberg mudou o nome do Facebook e anunciou que iria investir nessa área. Confira mais informações em Metaverso: o que é e como funciona.

Internet das coisas (IoT)

Trata-se da conexão de objetos cotidianos à internet, como lâmpadas semáforos e cafeteiras, os transformando em dispositivos capazes de receber e transferir dados para a nuvem. Tem como base tecnologias como microchips, 5G, inteligência artificial e big data. Saiba mais em Internet das coisas: a origem e o futuro da tecnologia que está mudando o mundo.

5G

É uma evolução das outras gerações de internet móvel. Além de conexões mais rápidas, oferece comunicação em tempo real devido a sua baixa latência. Combinada a tecnologias como big data, inteligência artificial e internet das coisas, tornará viável os veículos autônomos e as cidades inteligentes. Mais informações em 5G: as vantagens dessa tecnologia que irá transformar o mundo.

Blockchain

Trata-se de um sistema compartilhado e imutável que facilita o registro de transações e rastreamento de ativos em uma rede, sem um controle central. É o pilar das criptomoedas e também permite representar de maneira digital a propriedade de outros bens. Leia sobre o assunto em “Estamos entrando em uma segunda era digital” afirma Don Tapscott.

NFT

É a sigla para “Non-fungible Token” (token não fungível), uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain, que indica a propriedade e exclusividade de um ativo representado por um token. Entre os itens disponíveis no mercado de NFTs, estão obras de arte, músicas e itens de games. Veja mais em 7 perguntas e repostas para entender o NFT e as criptoartes.

Reconhecimento facial

Por meio de câmeras e algoritmos, esses sistemas são capazes de mapear padrões nos rostos das pessoas e as identificar. Esse recurso já é aplicado em celulares, redes sociais e videogames, por exemplo. Mas seu uso mais polêmico é em sistemas de vigilância da população. Saiba mais sobre outras utilidades em Os riscos e oportunidades do reconhecimento facial.

Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

Recent Posts

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

4 dias ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

5 dias ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

2 semanas ago

Entenda o que é curso de extensão e seus benefícios

Você já fez um curso de extensão? Pretende fazer? Descubra para quem é indicado e…

2 semanas ago

Entenda o que é tendência e o que não é

Especialista explica a diferença em relação a modismo e futurismo e o que mais você…

3 semanas ago

8 séries e filmes sobre empreendedorismo

Confira a nossa seleção de filmes e séries sobre empreendedores e negócios de diversos segmentos…

3 semanas ago

This website uses cookies.