fbpx
LOADING

Digite para procurar

Seja um especialista com repertório generalista

Jorge Tarquini
Compartilhar

Sabe aquele colega que não é tão bom quanto você mas é mais notado? Talvez ele mostre aos demais uma variedade de interesses que o torne mais atraente. Até para promoções…

A situação é clássica: você se dedica ao trabalho com afinco e domina com maestria sua área de atuação mas, na hora de uma promoção, vê aquele colega “bico doce”, que conversa sobre tudo com todo mundo, levar a melhor – mesmo ele não sendo tão bom quanto você.

Antes de xingar a chefia ou menosprezar os talentos do colega, que tal refletir o que efetivamente você e ele oferecem e tentar entender a escolha?

Explico: seu colega, por mais que não tenha um domínio técnico ou não desempenhe tão bem quanto você, não está lá à toa. Em uma equipe, sempre haverá os que estão acima da média, como você, e os situados na faixa mediana (além dos que, por estarem abaixo, não duram muito). Um bom time não se faz apenas com artilheiros e nem só com zagueiros…

Enquanto você está preocupado em desempenhar com brilho, talvez você só mostre uma faceta de você como profissional e, pior, muito pouco de você como pessoa.

Em tempos de inteligência emocional, seu colega que trafega bem entre todos, com repertório para falar sobre outros assuntos com colegas de outras áreas, seja aos olhos da chefia uma opção mais sensata para um cargo de gerência ou chefia. Afinal, na equipe temos alguém que se dedica muito – e seria péssimo perder alguém que entrega tão bons resultados, saindo da linha de frente sem exatamente ser uma opção segura para um posto mais alto…

É onde entra o tal “repertório” do título: postos de liderança nos dias de hoje não significam o “poder de mandar”, mas o de liderar. E isso inclui estar realmente próximo e conectado às equipes, ter bom tráfego em todos os espaços das corporações e conversar com as pessoas não somente sobre trabalho. É vital trafegar por assuntos – e, atenção, também para além de futebol ou BBB.

Assim, que tal ser o que melhor domina e desempenha e, ainda, mostrar que tem punch e habilidades para ser um líder? Informe-se, sobre tudo. E mostre que é alguém ligado no mundo e nas pessoas. O bom trabalho você já tem.

LEIA TAMBÉM:

6 erros bobos que um líder pode cometer

8 dicas para conquistar e se dar bem em um cargo de liderança

6 habilidades que você pode desenvolver aprendendo programação

Tags:
Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *