As buscas pelo termo metaverso dispararam desde que o Facebook (agora Meta) anunciou em 2021 um investimento de US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 250 milhões) para a criação de um universo virtual. Apesar de parecer algo disruptivo, outros games e plataformas proporcionam a algum tempo a experiência de metaverso. Confira nessa lista alguns desses mundos virtuais e veja como entrar no metaverso:
Um dos metaversos mais populares da atualidade justamente por sua facilidade de ser acessado. Basta criar sua conta e seu avatar para começar a viver essa experiência a partir de seu próprio navegador de internet. Entre as possíveis atividades neste mundo descentralizado estão a possibilidade de construir, comprar e vender propriedades, obras de arte e NFTs. Acesse o Decentraland.
Baseado em blockchain, esse metaverso é mais uma plataforma onde usuários podem comprar terrenos e criar itens virtuais. Já atraiu grandes artistas, como Snoop Dogg, marcas como Tesla e Adidas, e bancos, como HSBC, que garantiram seu espaço no Sandbox. O acesso a esse universo também pode ser feito por meio do navegador. Para iniciar sua experiência é necessário criar uma carteira cripto onde são armazenadas suas criptomoedas e seus ativos digitais do game. Acesse o The Sandbox.
Trata-se de um mundo virtual da Ethereum também baseado em blockchain em que os usuários podem comprar terras e construir propriedades, por isso é conhecido como o Minecraft do NFT. Também pode ser acessado diretamente pelo navegador de maneira simples e rápida. Acesse o Voxels.
Trata-se de um game gratuito de realidade virtual desenvolvido pela Meta, . Entre as possíveis atividades estão a interação com outros usuários em diversos espaços personalizados. É possível visitar diferentes localidades, participar de atividades com outros usuários, incluindo shows de grandes artistas e eventos esportivos. Para entrar nesse universo é necessário baixar o Horizon Worlds e possuir um Oculus Rift S ou Quest 2. O game ainda não está disponível no Brasil